Da Redação   |   26/03/2024 09:22
Atualizada em 26/03/2024 10:33

TMCs Abracorp têm alta de 13% em fevereiro; Impacto da Gol é sentido

Latam lidera o segmento, de acordo com dados da Abracorp

Shutterstock

O faturamento total do setor de viagens corporativas em fevereiro de 2024 ficou em R$ 1,027 bilhão, alta de 13% em comparação ao mesmo mês em 2023 e de 25% em relação a fevereiro de 2019.

Os dados são da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), que aponta reflexos por conta do momento de Chapter 11 da Gol Linhas Aéreas. No segundo mês deste ano, a participação da aérea caiu, enquanto o Latam e Azul cresceram em share.

Os estudos demonstram que a Latam chegou a 36,4% no volume de bilhetes vendidos, um crescimento de quase 20% em relação ao mês de janeiro. A Gol, por outro lado, fechou fevereiro com 32,2%, recuo de 16% ante o mesmo período.

A Azul também ganhou mercado e ficou com um share de 31,3%, crescimento de 6,2% em relação a mês anterior. “Entendemos que esse movimento no mercado é reflexo direto do momento da Gol. Ainda não temos como saber se esses números se repetirão ou foram somente uma exceção”, avalia Humberto Machado, diretor executivo da Abracorp.

Conforme o levantamento da entidade, houve um crescimento global de 1,4% o número de bilhetes vendidos para trechos nacionais, leve crescimento quando comparado a fevereiro de 2023. A boa novidade é a performance das viagens internacionais, que tiveram lenta recuperação no ano passado e em fevereiro último ficou 17,2% acima em relação ao mesmo período do ano passado. Os números se referem sempre ao número de bilhetes vendidos.

Nos deslocamentos aéreos apenas para eventos, a Abracorp registrou, no acumulado de janeiro e fevereiro de 2024, uma queda ainda significativa, de 65% em relação ao ano passado o período nos voos nacionais e de 78% nos internacionais.

O segmento de eventos corporativos fechou fevereiro com faturamento de R$ 67,371 milhões, 16% abaixo do registrado no mesmo mês de 2019 (antes da pandemia), com R$ 80,412 milhões, e inferior aos R$ 65,673 milhões do mesmo mês do ano passado, conforme dados Abracorp.

Já o setor rodoviário tem demonstrado um crescimento permanente, em função dos altos preços das passagens aéreas e a substituição pela primeira modalidade de transporte. Em fevereiro, seu faturamento chegou a R$ 4,095 milhões, frente a R$ 2,9 milhões do mesmo mês do ano passado. e muito acima de 2019, que ficou em apenas R$ 589 mil. “Estamos acompanhando bem de perto essa tendência. Parte desse crescimento se deve ao novo comportamento de deslocamento do viajante corporativo, que surgiu com a pandemia”, entende Machado.

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