Com faturamento de R$ 1,3 bi, TMCs Abracorp têm melhor março da história
Para Gervasio Tanabe, resultado é extraordinário e mostra a retomada firme e forte do setor em 2023
As TMCs associadas à Abracorp apresentaram em março um expressivo crescimento de 44% em relação ao mesmo mês de 2019, antes da pandemia, com um faturamento de R$ 1,28 bilhão. Em março de 2019, este valor foi de R$ 890 milhões, conforme levantamento da associação.
O resultado “é extraordinário e mostra a retomada firme e forte do setor em 2023”, afirma o presidente executivo da entidade, Gervasio Tanabe.
O faturamento de março, conforme a Abracorp, deveu-se ao ótimo desempenho do segmento de serviços aéreos, que faturou R$ 820 milhões, 42% acima do mesmo mês de 2019. Serviços aéreos foram responsáveis por 64% de todo o volume dos onze setores analisados. Ênfase para segmento aéreo doméstico, que ficou abaixo apenas 12% em bilhetes emitidos em relação a março de 2019, com forte crescimento da Latam tanto em oferta como demanda. A Gol continua líder (+34,1%).
“Para termos uma ideia, nenhum mês de 2019 registrou um volume tão representativo assim. Todos esses indicadores mostram que o mercado corporativo está aquecido, não só com as tradicionais viagens corporativas, mas também com os eventos que retornam em alta velocidade. Isso tudo gera uma boa expectativa para toda a cadeia de viagens, lembrando sempre da necessidade do mix entre as viagens corporativas e o lazer, já que ambas não sobrevivem isoladamente”, afirma Tanabe.
O setor hoteleiro também se destacou no mês, com faturamento de R$ 323 milhões, 48% acima do registrado em março de 2019. O setor apresentou também maior volume de transações (+20%) e faturamento (+54%). A Accor mantém o vigor na liderança entre as grandes redes (36%).
A locação manteve o fluxo crescente, com +16% em diárias e +29% em faturamento. Com a liderança da Localiza (62%), porém com uma evolução em diárias por parte da Movida (+136%). O segmento rodoviário continua em curva ascendente (+514%), sendo a maior variação entre os setores analisados. Isso se deve à alta das tarifas aéreas domésticas (+78%), em média e à mudança de comportamento do viajante corporativo, especialmente para os trechos mais curtos.
Segmento de Pacotes de Viagens/Lazer faturou R$ 24 milhões, 118% acima de março de 2019. “Esse é um ótimo sinal, pois o segmento está atrelado à realização de eventos corporativos, feiras, congressos e convenções, que estavam represados por muitos anos e estão retornando paulatinamente. Porém, ainda persiste o problema: a falta de mão de obra no setor”, finaliza Tanabe.
O resultado “é extraordinário e mostra a retomada firme e forte do setor em 2023”, afirma o presidente executivo da entidade, Gervasio Tanabe.
O faturamento de março, conforme a Abracorp, deveu-se ao ótimo desempenho do segmento de serviços aéreos, que faturou R$ 820 milhões, 42% acima do mesmo mês de 2019. Serviços aéreos foram responsáveis por 64% de todo o volume dos onze setores analisados. Ênfase para segmento aéreo doméstico, que ficou abaixo apenas 12% em bilhetes emitidos em relação a março de 2019, com forte crescimento da Latam tanto em oferta como demanda. A Gol continua líder (+34,1%).
“Para termos uma ideia, nenhum mês de 2019 registrou um volume tão representativo assim. Todos esses indicadores mostram que o mercado corporativo está aquecido, não só com as tradicionais viagens corporativas, mas também com os eventos que retornam em alta velocidade. Isso tudo gera uma boa expectativa para toda a cadeia de viagens, lembrando sempre da necessidade do mix entre as viagens corporativas e o lazer, já que ambas não sobrevivem isoladamente”, afirma Tanabe.
O setor hoteleiro também se destacou no mês, com faturamento de R$ 323 milhões, 48% acima do registrado em março de 2019. O setor apresentou também maior volume de transações (+20%) e faturamento (+54%). A Accor mantém o vigor na liderança entre as grandes redes (36%).
A locação manteve o fluxo crescente, com +16% em diárias e +29% em faturamento. Com a liderança da Localiza (62%), porém com uma evolução em diárias por parte da Movida (+136%). O segmento rodoviário continua em curva ascendente (+514%), sendo a maior variação entre os setores analisados. Isso se deve à alta das tarifas aéreas domésticas (+78%), em média e à mudança de comportamento do viajante corporativo, especialmente para os trechos mais curtos.
Segmento de Pacotes de Viagens/Lazer faturou R$ 24 milhões, 118% acima de março de 2019. “Esse é um ótimo sinal, pois o segmento está atrelado à realização de eventos corporativos, feiras, congressos e convenções, que estavam represados por muitos anos e estão retornando paulatinamente. Porém, ainda persiste o problema: a falta de mão de obra no setor”, finaliza Tanabe.