Beatrice Teizen   |   11/08/2020 12:18
Atualizada em 11/08/2020 14:17

Abracorp lança canal de transparência para registro de denúncias

Gerido pela KPMG, o espaço independente auxiliará as empresas nas melhores práticas de governança

Canal de Transparência Abracorp foi criado para estimular a alta governança nas relações entre as TMCs associadas, clientes e fornecedores
Canal de Transparência Abracorp foi criado para estimular a alta governança nas relações entre as TMCs associadas, clientes e fornecedores
A Abracorp está lançando hoje (11) o Canal de Transparência Abracorp, desenvolvido para estimular a alta governança nas relações entre as TMCs associadas, clientes e fornecedores. Gerido pela KPMG, o canal independente auxiliará as empresas nas melhores práticas de administração, regência e relações de negócios.

O espaço, que tem o objetivo de atuar na orientação aos seus stakeholders, observando os valores e princípios éticos estabelecidos pelas organizações e ecossistema que estão inseridas, garante também o anonimato e a confidencialidade dos relatos e dispõe de quatro maneiras para ser acessado: via 0800, site, e-mail e caixa postal.

Para funcionar e garantir que os relatos sejam analisados e respondidos conforme os critérios do mercado, o canal segue cinco bases de diretrizes da entidade: o código de ética e conduta, os princípios de valor do associado, e os guias de melhores práticas do cliente, do fornecedor e em eventos. Vale mencionar que todo e qualquer relato deverá ser considerado e, se identificado como procedente, as medidas do código de conduta serão tomadas, após a apuração.
Emerson Souza
Carlos Prado, da Abracorp
Carlos Prado, da Abracorp

“Mais do que nunca a questão do compliance é muito importante dentro das empresas. Nosso time exclusivo faz o primeiro nível de revisão das denúncias informadas no canal da Abracorp, que poderão passar por uma investigação ou apuração. Todos os relatos permitem o anonimato, e também a identificação, se a pessoa preferir, e as informações não são compartilhadas com a associação. É um canal independente, anônimo e as solicitações são acompanhadas exclusivamente por um número de protocolo”, explica o sócio líder da Prática de Compliance da KPMG, Emerson Melo.

Com a informação registrada, o envolvimento do Conselho de Ética da Abracorp será requisitado quando necessário para a tomada de alguma decisão em instância superior. É neste sentido que as denúncias precisam ser publicadas com clareza e com todos os detalhes possíveis, para que elas sejam tratadas conforme a governança da entidade.

“O canal demonstra o quanto a Abracorp está compromissada em contribuir com um mercado melhor. É preciso haver um equilíbrio e uma harmonia entre as relações comerciais. Nosso grande objetivo, portanto, é equilibrar a sustentabilidade e que as empresas atuam de maneira madura, garantindo uma boa governança do nosso setor”, afirma o presidente do Conselho da associação, Carlos Prado.

CANAIS DE ATENDIMENTO:
E-mail: abracorp@linhaetica.com.br
Telefone: 0800 713 0114
Site: http://www.abracorp.org.br/transparencia

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