Beatrice Teizen   |   28/04/2020 08:30

Sem demissões, Copastur busca ser exemplo de gestão na crise

Com o conceito de ser uma empresa humanizada, TMC vem de um movimento grande de transformação pré-crise

A crise do novo coronavírus vem afetando severamente as empresas dos mais variados setores. No Turismo, as perdas são imensuráveis e a retomada será lenta. As TMCs, por exemplo, estão tomando medidas para mitigar as perdas e manter seus funcionários, assim como clientes e fornecedores.

Emerson Souza
Edmar Mendoza, diretor da Copastur
Edmar Mendoza, diretor da Copastur

PRÉ-CRISE

A Copastur está lidando com esse cenário de forma confiante, já que vem de um movimento grande de transformação pré-crise. Mantenedora do movimento do capitalismo consciente, a TMC já vinha se preparando para um mundo mais adverso. Segundo o diretor da empresa, Edmar Mendoza, a agência de viagens corporativas já estava capacitando os colaboradores para estarem alinhados a situações difíceis. Claro que não havia como imaginar algo com a magnitude da pandemia da covid-19, mas a empresa, até o momento, é destaque, sem demissões e desligamentos. Um exemplo disso é que continua com vagas abertas, anunciando novas posições em seu canal de carreiras e contratando.

“Nos consideramos uma empresa humanizada, somos certificados há quatro anos seguidos pelo GPTW, de maneira que foi um movimento muito natural colocar nosso time acima de tudo. Por mais que tenham surgido as MPs, que garantem a redução de capacidade ou de jornada etc., nem passou pela nossa cabeça tomar uma medida mais drástica”, conta.

A agência entrou para o manifesto Não Demita e garantiu a permanência de seus 360 funcionários. Com 100% da equipe em home office, alguns puderam optar por ter férias antecipadas. E, com um movimento de atendimento menor, a TMC entendeu que este seria um momento para colocar a meta de desenvolvimento do time em prática, seja ele pessoal ou profissional.

Nosso propósito como líder, meu e do Edmar Bull, é deixar um legado, seja para o mercado ou para a própria empresa. Se fizermos melhor que os outros, ou, pelo menos, tentar ser melhor, vamos impactar quem está com a gente, assim como o setor, que olhará para nós e poderá tentar fazer algo diferente. A intenção é dar o exemplo. Colocando as pessoas acima de tudo isso, nosso resultado será maior”, afirma Mendoza.

Divulgação
Edmar Bull e Edmar Mendoza
Edmar Bull e Edmar Mendoza

DURANTE A CRISE

Para garantir o bem-estar de seus colaboradores, a Copastur adotou uma postura de ser muito transparente, o tempo inteiro, tendo uma comunicação diária com os líderes de equipe e semanal com todos os funcionários da empresa. Explicar como está o mercado, a companhia, as vendas e o que eles estão fazendo foram algumas das soluções.

Outra ação foi cuidar também da saúde psicológica do time, oferecendo apoio com terapeutas. As sessões de mindfulness, que aconteciam presencialmente, agora estão sendo ministradas de forma on-line e foram estendidas para os fornecedores e clientes. “Essa é uma das únicas saídas que temos nesse momento, que as pessoas saiam com a cabeça boa.”

O CEO da TMC contou ainda que alguns dos colaboradores contraíram a covid-19 e que, com eles, o acompanhamento é bem de perto e constante, com contato e controle diário para entender como eles estão, recomendar quem precisa ir ao hospital. A empresa passou a ter um preparo para tentar cuidar e lidar com cada um como indivíduo.

APÓS A CRISE

“Uma coisa que é certa é que nada será como era antes. O mercado de viagens vai voltar, sim. Não temos bola de cristal para saber quando, mas acompanhamos nossos números e os dos principais fornecedores. Já começamos a ver o movimento de algumas aéreas de voltarem com alguns voos ou colocando datas de previsão de volta, por exemplo. E, na nossa visão, isso é muito otimista”, diz.

Na questão de eventos, Mendoza acredita que, em um segundo momento, haverá um público muito maior, mesmo que as transmissões on-line e os eventos híbridos aconteçam muito mais. Para ele, as pessoas irão querer sair de casa e viver as experiências, ter vivências diferentes. Em termos de limpeza, saúde e higienização, novos padrões serão criados e medidas diferentes terão de ser seguidas à risca.

"Esperamos que a retomada do mercado de viagens e eventos corporativos seja da melhor forma possível. E temos de ter em mente que esse não será o primeiro vírus e nem o último, terão outros. Estudamos outras pandemias, mas nenhuma teve um impacto como essa. Teremos de estar preparados", finaliza.

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