Linhas aéreas estreitam programas de fidelidade com hotéis Marriott
A extensão dos programas promovidas pelas aéreas é entendida pelo mercado como uma estratégia para instigar e fidelizar viajantes corporativos com assiduidade em mercados paralelos ao da aviação.
Há um movimento entre linhas aéreas e redes hoteleiras globais que pode tornar o cenário menos turbulento aos viajantes corporativos no futuro próximo. Se para uma parcela de analistas de mercado as viagens corporativas devem assimilar menor concorrência com a fusão Marriott-Starwood em grandes mercados - e paralelamente ver aumento nos preços do aéreo em algumas regiões a partir de 2017 - , a extensão de programas de fidelidade entre aéreas e estas grandes hoteleiras pode aliviar custos, e, melhor ainda: melhorar a experiência de viagem.
Na semana passada, a Delta anunciou que está começando a oferecer upgrades gratuitos para a classe Comfort+ a membros do Preferred Guest da Starwood (PGS) graças ao Crossover Rewards, fidelidade que une as pontuações e benefícios do programa da hoteleira com o Sky Miles da Delta.
Mesmo sem o status elite do programa da linha aérea norte-americana, hóspedes com fidelidade no nível Platinum do PGS - nível atingido a partir de 25 estadas ou 50 noites - podem fazer upgrade para primeira classe quando disponível, além de terem têm check-in e embarque preferencial e ainda contarem com checagem gratuita de bagagem. Os benefícios se estendem a membros Platinum da Marriott, uma vez que clientes podem migrar de um programa a outro.
E não é só ela que tem flexibilizado seu programa de fidelidade com hoteleiras recentemente. A United, com o Mileage Plus, estendeu os benefícios dos membros médios e mais assíduos de seu programa a membros gold do programa da Marriott.
A extensão dos programas promovidos pelas aéreas é entendida pelo mercado como uma estratégia para instigar e fidelizar viajantes corporativos com assiduidade em mercados paralelos ao da aviação. Segundo o site Skift, as aéreas norte-americanas, incluindo a American Airlines, restringiram os benefícios de seus programas nos últimos anos no intuito de cortar custos e focar nos clientes de maior poder aquisitivo. Ao alcançar clientes em outros mercados, essas empresas poderão reconstruir a lita de cadastrados para alcançar os perfis exatos quando preciso.
*Fonte: Skift