Pesquisa mostra que pandemia afetou eficácia no trabalho
Também impactou na capacidade dos empregadores de desenvolver negócios e manter relacionamentos
Uma pesquisa recente da Chubb Seguros mostrou que os viajantes corporativos de todo o mundo – América Latina, Europa, América do Norte e Ásia-Pacífico – acreditam que a pandemia e as restrições de viagens relacionadas à crise sanitária afetaram negativamente sua eficácia no trabalho, assim como a capacidade de seus empregadores de desenvolver negócios, servir aos clientes e manter relações comerciais.
Ao mesmo tempo, os viajantes dizem que, embora confiem nos protocolos de biossegurança das companhias aéreas, não acreditam inteiramente nas medidas de autocuidado de seus companheiros de viagem. Por isso, dão maior importância ao seguro-viagem que possuem e analisam com maior atenção as coberturas que lhes são fornecidas.
Entre as conclusões do levantamento estão as seguintes:
“Uma das descobertas mais interessantes da nossa pesquisa é o quanto os viajantes a negócios de todas as regiões concordam com a afirmação de que a pandemia e as limitações de viagem que a acompanham têm custado aos viajantes e a seus empregadores a capacidade de atender e manter relacionamentos com clientes e parceiros de negócios de maneira eficaz”, diz o presidente da Divisão de Acidentes e Saúde Internacional da empresa, John Thompson.
No entanto, embora os entrevistados sintam falta das viagens a trabalho e dos benefícios das reuniões presenciais, eles reconhecem algumas vantagens de se trabalhar virtualmente. Em particular, 70% dos participantes latino-americanos afirmam que podem usar de forma produtiva o tempo que gastariam viajando e, embora globalmente 82% afirmem que videoconferências e chamadas telefônicas podem ser alternativas eficazes às viagens corporativas, na América Latina a cifra sobe para 91%.
IMPORTÂNCIA DO SEGURO-VIAGEM
Mais de quatro em cada cinco viajantes corporativos (81%) globalmente acreditam que a pandemia os fará prestar mais atenção às coberturas de seguro de viagem daqui por diante. Na América Latina, 89% estarão mais atentos à sua cobertura. Os viajantes da região também concordam amplamente (90%) que ter um seguro-viagem os deixa mais tranquilos quando viajam a trabalho ou a lazer.
Ao mesmo tempo, os viajantes dizem que, embora confiem nos protocolos de biossegurança das companhias aéreas, não acreditam inteiramente nas medidas de autocuidado de seus companheiros de viagem. Por isso, dão maior importância ao seguro-viagem que possuem e analisam com maior atenção as coberturas que lhes são fornecidas.
Entre as conclusões do levantamento estão as seguintes:
- Na América Latina, 80% dos viajantes a trabalho acreditam que, por não poderem ter contato e comunicação direta com seus interlocutores, é impossível para eles perceberem a linguagem corporal ou outras pistas visuais relevantes na hora de fechar um negócio. Globalmente, essa crença é compartilhada por 82% dos respondentes;
- Quase três em cada quatro viajantes corporativos (74%) na América Latina e no resto do mundo afirmam ser menos eficazes em seu trabalho devido à pandemia e às oportunidades de viagens severamente limitadas. As áreas afetadas incluem atendimento ao cliente e a capacidade de manter relacionamentos com clientes e parceiros de negócios;
- 87% dos participantes se preocuparam com a possibilidade de contrair a covid-19 durante a pandemia e tomam medidas para se proteger, incluindo o uso de máscaras e distanciamento social. A adesão aos protocolos de saúde é maior entre os viajantes da América Latina, com 87%.
“Uma das descobertas mais interessantes da nossa pesquisa é o quanto os viajantes a negócios de todas as regiões concordam com a afirmação de que a pandemia e as limitações de viagem que a acompanham têm custado aos viajantes e a seus empregadores a capacidade de atender e manter relacionamentos com clientes e parceiros de negócios de maneira eficaz”, diz o presidente da Divisão de Acidentes e Saúde Internacional da empresa, John Thompson.
No entanto, embora os entrevistados sintam falta das viagens a trabalho e dos benefícios das reuniões presenciais, eles reconhecem algumas vantagens de se trabalhar virtualmente. Em particular, 70% dos participantes latino-americanos afirmam que podem usar de forma produtiva o tempo que gastariam viajando e, embora globalmente 82% afirmem que videoconferências e chamadas telefônicas podem ser alternativas eficazes às viagens corporativas, na América Latina a cifra sobe para 91%.
IMPORTÂNCIA DO SEGURO-VIAGEM
Mais de quatro em cada cinco viajantes corporativos (81%) globalmente acreditam que a pandemia os fará prestar mais atenção às coberturas de seguro de viagem daqui por diante. Na América Latina, 89% estarão mais atentos à sua cobertura. Os viajantes da região também concordam amplamente (90%) que ter um seguro-viagem os deixa mais tranquilos quando viajam a trabalho ou a lazer.