Abroad Mice abre temporada de 15 anos do roadshow com foco em IA
Evento desta quinta-feira (4) reuniu cerca de 250 meeting planners para atividades dinâmicas
Aplicar, na prática, os ensinamentos no dia a dia. Esta é a premissa do Abroad, evento itinerante da Academia de Viagens Corporativas que neste ano chega em sua 15ª temporada. Nesta quinta-feira (4), as sócias-diretoras da Academia de Viagens, Vivi Martins e Juliana Andrade, abriram os trabalhos da edição Mice, voltada aos organizadores de eventos, com um assunto – bastante em alta – no foco: inteligência artificial.
“Hoje, especificamente, tratamos de IA, mas focando na prática. Compramos várias licenças do Chat GPT, chamamos um especialista e ele ensinou os profissionais como fazer um bom prompt. Porque é este comando que faz com que a IA responda o que o organizador realmente precisa. E tudo isso voltado para eventos, pensando em como o meeting planner pode ser mais produtivo no seu dia a dia”, explica Vivi.
Sempre em um formato dinâmico, o Abroad de hoje dividiu os profissionais em mesas com computadores (com acesso ao Chat GPT) e mesas sem. Assim, foi possível comparar como a mesma tarefa foi feita e quanto tempo cada grupo levou. Comprovando que, uma função que levaria três dias, por exemplo, para ser feita, com o auxílio da inteligência artificial, pode ser realizada em uma ou duas horas.
“Este é o Abroad. É um evento que permite que o gestor, o cliente final, tenha conteúdo, mas de uma forma que ele se desenvolva na prática. Além de palestras, trazemos dinâmicas com atividades para eles aplicarem em suas rotinas de trabalho. E, para os fornecedores, é uma oportunidade de relacionamento, de apresentar produtos e serviços. Dá um match muito bom”, completa Juliana.
Abroad em 2024
Até agora, já foram 124 edições do Abroad pelo Brasil e América Latina e 171 parceiros patrocinadores, com muitos deles desde o primeiro evento. Em 2024, serão 12 encontros pelo País, incluindo o Abroad Mice e o Abroad Corporate (focado em viagens corporativas) e a novidade Abroad Mix, que é a junção dos dois.
“Em locais com muita demanda, como o Rio de Janeiro, Fortaleza e Recife, vamos juntar o Corporate e o Mice em um mesmo evento. Será uma dinâmica surpresa e estamos muito felizes com esta primeira realização deste formato”, conta Vivi Martins.
Cenário das viagens e eventos corporativos
A questão dos altos custos no setor de viagens e eventos corporativos continua sendo um obstáculo. Tanto por conta do alto tíquete aéreo, mas também da hotelaria, com a indústria como um todo ainda se recuperando da pandemia. Com a demanda alta, os custos aumentaram, dificultando o cenário. Mas, para Vivi, 2024 é um ano em que as empresas conseguirão formatar seu budget melhor, mais consciente, entendendo de fato o que precisam.
“Acredito que teremos um movimento bom o ano inteiro. Já superamos as expectativas em termos financeiros no ano passado, 2024 começamos com um volume maior. Para eventos acho que muda um pouco o formato, com otimização, olhar diferente do participante, que está mais exigente ao escolher participar de um encontro. Mas teremos um ano de menor sobressaltos.”
Juliana complementa, dizendo que os gestores conseguiram, de fato, se organizar melhor. “Fizeram o trabalho de casa, se prepararam, e agora é colocar na rua, de maneira mais organizada, aproveitando os recursos, principalmente em eventos, para não ter a necessidade de realizar mais eventos e ter mais custos, por exemplo”, finaliza.
Para conferir a agenda completa das edições da temporada Abroad 2024 e se inscrever, acesse aqui.