Índice de Confiança do Consumidor cresce 5,3% este mês
Os dois componentes do indicador cresceram na comparação com novembro.
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) do município de São Paulo atingiu 109,5 pontos em dezembro, uma alta de 5,3% em relação ao mês passado. Apesar da terceira elevação consecutiva, o mesmo período em 2016 marcou 110,7 pontos.
Os dois componentes do indicador cresceram na comparação com novembro. Impulsionado pelos recursos adicionais do décimo terceiro salário, o ICEA registrou elevação de 14,4%, ao passar de 72,4 em novembro para 82,8 pontos neste mês – a maior pontuação desde abril de 2015.
Em relação a dezembro de 2016, o indicador registrou alta de 14,1%. O IEC avançou 1,8%, ao passar de 125 pontos em novembro para 127,2 em dezembro. No entanto, no comparativo anual, o índice registrou queda de 6,6%.
Segundo a assessoria econômica da Fecomercio, o recebimento do décimo terceiro salário foi fator decisivo na avaliação dos consumidores em relação ao momento atual e às expectativas sobre os meses seguintes. Além disso, há uma atmosfera positiva, gerada por fatores como diminuição do custo de vida, melhores ganhos de renda, inflação mais baixa, resultados positivos do emprego e menor restrição na concessão de crédito.
GÊNERO E RENDA
No resultado apurado pelo ICEA, a maior alta foi do grupo feminino, que cresceu 16,7%, ao passar de 64,8 pontos em novembro para 75,6 em dezembro. O grupo de consumidores com idade até 35 anos também apresentou elevação de 17,8%, passando de 76,6 para 90,2. Em relação às expectativas, as mulheres também se destacaram, com alta de 3,3%.
Os dois componentes do indicador cresceram na comparação com novembro. Impulsionado pelos recursos adicionais do décimo terceiro salário, o ICEA registrou elevação de 14,4%, ao passar de 72,4 em novembro para 82,8 pontos neste mês – a maior pontuação desde abril de 2015.
Em relação a dezembro de 2016, o indicador registrou alta de 14,1%. O IEC avançou 1,8%, ao passar de 125 pontos em novembro para 127,2 em dezembro. No entanto, no comparativo anual, o índice registrou queda de 6,6%.
Segundo a assessoria econômica da Fecomercio, o recebimento do décimo terceiro salário foi fator decisivo na avaliação dos consumidores em relação ao momento atual e às expectativas sobre os meses seguintes. Além disso, há uma atmosfera positiva, gerada por fatores como diminuição do custo de vida, melhores ganhos de renda, inflação mais baixa, resultados positivos do emprego e menor restrição na concessão de crédito.
GÊNERO E RENDA
No resultado apurado pelo ICEA, a maior alta foi do grupo feminino, que cresceu 16,7%, ao passar de 64,8 pontos em novembro para 75,6 em dezembro. O grupo de consumidores com idade até 35 anos também apresentou elevação de 17,8%, passando de 76,6 para 90,2. Em relação às expectativas, as mulheres também se destacaram, com alta de 3,3%.