Entenda crescimento dos estádios esportivos no mercado de eventos
Os grandes estádios e centros de esportes tem cada vez mais ocupado os holofotes quando se trata de grandes eventos, com diferenciais como localização e flexibilidade de seus espaços
Estádios, ginásios, grandes centros de esporte e até parques de esqui. O mundo de eventos vem cada vez mais buscando novas opções de palcos para suas conferências, feiras e exposições, e segundo o site Skift, a procura por diferentes tipos de espaços esportivos tem aumentado cada vez mais.
Segundo a matéria, planejadores de eventos buscam nos locais, originalmente voltados para equipes e times de diferentes esportes, uma "experiência impactante" para a cidade e para os presentes no evento.
Um exemplo usado é a cidade de Denver, nos Estados Unidos. "Com sete equipes esportivas profissionais, Denver tem uma vasta oferta de locais esportivos, e vemos um uso cada vez maior dessas instalações em eventos que não envolvem as equipes da casa", explicou o diretor executivo da comissão de esportes de Denver, Matthew Payne. "Mesmo com uma boa quantidade de jogos acontecendo ao longo do ano, ainda há uma série de datas abertas no calendário, o que deixa uma oportunidade para empresas que queiram realizar seus eventos nos locais".
Para o CEO da Events DC, Greg O'Dell, um dos fatores que vem influenciando a mudança dos palcos escolhidos por planejadores é uma alteração na própria natureza dos eventos. Segundo ele, às vezes eles crescem, e precisam de maiores espaços para acontecer, ou mesmo mudam de estilo, necessitando de espaços multiusos que se adequem ao evento. Além disso, outro ponto citado por O'Dell é que os planejadores de eventos cada vez mais tem visado aumentar a satisfação dos participantes, o que exige pensar "fora da caixa", saindo um pouco das reuniões tradicionais.
"Eles têm que descobrir algo novo ou diferente a cada ano", explica; "desejam novas idéias e cidades para fazer seus eventos, para que possam vendê-las de um modo que seduza seu público-alvo a participar de sua conferência," continuou o CEO da Events DC, que trazer eventos para nove locais em Washington D.C., incluindo o Verizon Center, o Nationals Park e o Walter E. Washington Convention Center. "As pessoas estão buscando experiências cada vez mais exclusivas e autênticas", finalizou Greg O'Dell.
DIFERENCIAL DOS ESPAÇOS ESPORTIVOS?
Os grandes estádios e centros de esportes oferecem algo único em comparação com outros locais mais tradicionais: são localizados, geralmente, em regiões de fácil acesso, e muitas vezes a uma curta distância dos principais hotéis e centros de convenções do centro da cidade; além disso e não menos importante, eles oferecem flexibilidade, com espaços adaptáveis para conferências, reuniões e eventos de diversos tipos, grandes ou pequenos.
Um exemplo usado foi o D.C.’s Nationals Park, estádio de baseball localizado na capital norte-americana. Segundo a matéria, nos últimos 11 anos o local já organizou centenas de eventos, que vão desde piqueniques e pequenas conferências para firmas locais, até uma visita do Papa Bento XVI, em 2008, que reuniu 47 mil pessoas. "Estamos acostumados a hospedar 41 mil pessoas aqui 81 vezes por ano, então sabemos como lidar com grandes grupos de pessoas, e fazer a experiência boa para todos", explicou a diretora executiva do Ballpark Enterprises, Emily Dunham.
Outro exemplo é o Allianz Parque, estádio do Palmeiras, que em janeiro deste ano já havia registrado um aumento de 35% em reservas para eventos, comparado com o mesmo período do ano passado. Na época, o estádio do Palmeiras já contabiliza reservas para eventos sociais e corporativos até 2018.
BOM TAMBÉM PARA OS TIMES
Para as equipes, usar seus locais esportivos para mais opções de eventos do que para o esporte em si cria uma receita a mais, além de alavancar o marketing e patrocínio. "Nós fomos a primeira equipe de esportes a criar um grupo completamente voltado para eventos no nosso estádio", contou a vice-presidente da Giants Enterprises, uma empresa criada pela equipe de baseball San Francisco Giants. "Nós fomos o primeiro estádio de esportes com financiamento privado da era moderna, então tivemos um incentivo para fazer algo", no caso, investir no mercado de eventos, visando alcançar maiores receitas com o estádio.
Segundo a matéria, planejadores de eventos buscam nos locais, originalmente voltados para equipes e times de diferentes esportes, uma "experiência impactante" para a cidade e para os presentes no evento.
Um exemplo usado é a cidade de Denver, nos Estados Unidos. "Com sete equipes esportivas profissionais, Denver tem uma vasta oferta de locais esportivos, e vemos um uso cada vez maior dessas instalações em eventos que não envolvem as equipes da casa", explicou o diretor executivo da comissão de esportes de Denver, Matthew Payne. "Mesmo com uma boa quantidade de jogos acontecendo ao longo do ano, ainda há uma série de datas abertas no calendário, o que deixa uma oportunidade para empresas que queiram realizar seus eventos nos locais".
Para o CEO da Events DC, Greg O'Dell, um dos fatores que vem influenciando a mudança dos palcos escolhidos por planejadores é uma alteração na própria natureza dos eventos. Segundo ele, às vezes eles crescem, e precisam de maiores espaços para acontecer, ou mesmo mudam de estilo, necessitando de espaços multiusos que se adequem ao evento. Além disso, outro ponto citado por O'Dell é que os planejadores de eventos cada vez mais tem visado aumentar a satisfação dos participantes, o que exige pensar "fora da caixa", saindo um pouco das reuniões tradicionais.
"Eles têm que descobrir algo novo ou diferente a cada ano", explica; "desejam novas idéias e cidades para fazer seus eventos, para que possam vendê-las de um modo que seduza seu público-alvo a participar de sua conferência," continuou o CEO da Events DC, que trazer eventos para nove locais em Washington D.C., incluindo o Verizon Center, o Nationals Park e o Walter E. Washington Convention Center. "As pessoas estão buscando experiências cada vez mais exclusivas e autênticas", finalizou Greg O'Dell.
DIFERENCIAL DOS ESPAÇOS ESPORTIVOS?
Os grandes estádios e centros de esportes oferecem algo único em comparação com outros locais mais tradicionais: são localizados, geralmente, em regiões de fácil acesso, e muitas vezes a uma curta distância dos principais hotéis e centros de convenções do centro da cidade; além disso e não menos importante, eles oferecem flexibilidade, com espaços adaptáveis para conferências, reuniões e eventos de diversos tipos, grandes ou pequenos.
Um exemplo usado foi o D.C.’s Nationals Park, estádio de baseball localizado na capital norte-americana. Segundo a matéria, nos últimos 11 anos o local já organizou centenas de eventos, que vão desde piqueniques e pequenas conferências para firmas locais, até uma visita do Papa Bento XVI, em 2008, que reuniu 47 mil pessoas. "Estamos acostumados a hospedar 41 mil pessoas aqui 81 vezes por ano, então sabemos como lidar com grandes grupos de pessoas, e fazer a experiência boa para todos", explicou a diretora executiva do Ballpark Enterprises, Emily Dunham.
Outro exemplo é o Allianz Parque, estádio do Palmeiras, que em janeiro deste ano já havia registrado um aumento de 35% em reservas para eventos, comparado com o mesmo período do ano passado. Na época, o estádio do Palmeiras já contabiliza reservas para eventos sociais e corporativos até 2018.
BOM TAMBÉM PARA OS TIMES
Para as equipes, usar seus locais esportivos para mais opções de eventos do que para o esporte em si cria uma receita a mais, além de alavancar o marketing e patrocínio. "Nós fomos a primeira equipe de esportes a criar um grupo completamente voltado para eventos no nosso estádio", contou a vice-presidente da Giants Enterprises, uma empresa criada pela equipe de baseball San Francisco Giants. "Nós fomos o primeiro estádio de esportes com financiamento privado da era moderna, então tivemos um incentivo para fazer algo", no caso, investir no mercado de eventos, visando alcançar maiores receitas com o estádio.
*Fonte: Skift