Geração Y espera permanência duradoura em empresas
A visão estereotipada que se tem dos jovens de hoje no mercado de trabalho é de profissionais impacientes, ansiosos por uma rápida ascensão e que desistem fácil de uma empresa caso as coisas não caminhem como eles desejam. No entanto, um estudo da KPMG desm
A visão estereotipada que se tem dos jovens de hoje no mercado de trabalho é de profissionais impacientes, ansiosos por uma rápida ascensão e que desistem fácil de uma empresa caso as coisas não caminhem como eles desejam. No entanto, um estudo da KPMG desmistifica a visão. Uma pesquisa realizada com mais de 500 estudantes em 23 países, incluindo o Brasil, mostra que a geração Y procura uma empresa capaz de apresentar uma oportunidade de carreira, desafios profissionais e um bom ambiente de trabalho.
O estudo apontou que 70% dos entrevistados esperam trabalhar em uma mesma empresa ao longo da carreira, 89% deles dizem que estão dispostos a viajar para encontrar o trabalho perfeito e 80% dos respondentes gostariam de trabalhar em três ou mais países ao longo da carreira.
“A pesquisa apontou que os jovens são mais dinâmicos com relação à mudança de emprego, ao contrário do que muita gente pensa. Eles querem sim um local que ofereça oportunidades de carreira, orientação e conhecimento”, esclarece a diretora de Pessoas, Performance e Cultura da KPMG Brasil, Cris Bonini.
Segundo a diretora, a pesquisa mostra que houve uma quebra de paradigma de mercado. “Como o levantamento foi feito de forma aprofundada, foi possível traçar um panorama do que esses jovens realmente esperam do mercado de trabalho. Vimos que eles são mais dinâmicos e expõe o que querem, mas continuam valorizando as organizações que permitem a eles crescerem e passarem por várias posições profissionais ao longo da carreira”, afirma.