Felippe Constancio   |   27/10/2016 08:49

Pagamento com cartão virtual promete expansão na rede hoteleira em 2017

Em 2017, o cartão virtual é a bola da vez na discussão de entidades hoteleiras, com mais empresas tanto oferecendo quando selando parcerias para o serviço reconhecido pela segurança

Se de um lado os hotéis se esforçam para desenvolver tecnologia em aplicativos - e assim ampliar a abertura com os clientes em seus canais diretos -, por outro devem se organizar para absorver uma nova cultura de pagamentos fadada a crescer na hotelaria mundial e nacional: o virtual card number (VCN).

Em 2017, o cartão virtual é a bola da vez na discussão de entidades hoteleiras, com mais empresas tanto oferecendo quanto selando parcerias para o serviço reconhecido pela segurança, praticidade e facilitação do pagamento e gerenciamento nas viagens corporativas.

Divulgação/Transamérica
Diante da expansão do meio de pagamento com VCN, especialista acredita no alinhamento de papéis do setor hoteleiro
Diante da expansão do meio de pagamento com VCN, especialista acredita no alinhamento de papéis do setor hoteleiro

A disseminação da nova tecnologia de pagamentos prevista para o próximo ano deve ficar mais nítida conforme os softwares de gestão, OBTs e plataformas de front office passarem a incluir o VCN em seu sistema. Já nas últimas semanas, por exemplo, a Argo incluiu o meio de pagamento em sua plataforma através de uma integração com a Wex, enquanto a Mastercard sinalizou disposição para se expandir no mercado brasileiro, já que registrou aumento de 40% a 60% na aderência da tecnologia no Brasil.

Diretor-presidente da B2B Reservas, Marcos Fernando nota o crescimento da aderência ao VCN no Brasil e ressalta o benefício do cartão na hora da conciliação junto aos hotéis.

"Em nosso portfólio, dos 2,5 mil hotéis, cerca de 800 já oferecem pagamento com o cartão virtual. Na hora de juntar todas as informações da reserva, as informações gerenciais e o número de requisição que autorizou a cobrança da viagem dentro da empresa, que seria o momento da conciliação, a nova forma de pagamento debita o valor, fazendo com que todo o processo fique dentro da plataforma de gerenciamento."

Fernando explica que a nota fiscal é emitida até 48 horas depois que o comprovante de despesa foi enviado pelo hotel.

Para ele, o cartão virtual deve ser pivô de um alinhamento de papéis na hotelaria nacional, no qual cada player exercerá seu papel devido e da melhor forma.

"As agências ficam com o papel de fazer a gestão de mobilidade corporativa, os bancos a cargo de oferecer expertise de crédito e produtos, enquanto a hotelaria desenvolve sua hospitalidade, em vez de faturar."

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