Accor diversifica canais e vendas diretas chegam a 70%
Com um forte trabalho em torno de seus canais diretos, a rede francesa chegou a um patamar de 70% das vendas por esses meios na América do Sul, segundo afirmou o head of Sales da Accor na região, Paulo Frias
Apostar na multiplicidade de formas de chegar ao cliente final tem sido a estratégia da Accor Hotels para crescer em todas as frentes. Com um forte trabalho em torno de seus canais diretos, a rede francesa chegou a um patamar de 70% das vendas por esses meios na América do Sul, segundo afirmou o head of Sales da Accor na região, Paulo Frias, em entrevista exclusiva ao Portal PANROTAS.
“Seguimos com uma boa relação nesse item [vendas], com mais de 70% do negócio por meio dos canais diretos. Nosso website continua sendo uma das principais plataformas neste sentido e sua contribuição continua crescendo, puxada pela qualificação do conteúdo e facilidade na confirmação de reservas", afirma Frias, que cita ainda o aplicativo e o marketplace da Accor entre os importantes meios.
As comercializações por meio de agentes, entretanto, não são desprezadas. Segundo o head of Sales, ao mesmo tempo em que cresce sua proporção de vendas diretas, a Accor também aumentou em 6,3% as diárias negociadas por meio das agências associadas à Abracorp no primeiro semestre, em comparação com o mesmo período de 2015. “Continuamos com toda uma estrutura dedicada aos agentes: políticas tarifarias e ações comerciais, além de um e-learning específico. Temos um bom espaço para caminhar com os agentes no futuro”, ressaltou Frias.
NOVAS REDES
Juntamente da distribuição, a Accor também vem criando uma variedade de produtos, relativizando as barreiras entre lazer e corporativo para vender mais em vários segmentos. Novas redes de hospedagem adquiridas e criadas pela companhia resultam em infraestrutura para ambos os públicos, buscando dar conforto tanto ao viajante corporativo quanto ao turista de lazer.
A Oasis Collection, de grandes casas, e Onefinestay, de apartamentos de luxo, foram marcas recém-adquiridas pela Accor que exemplificam esse comportamento. “As pessoas querem mais experiência e personalização. São produtos que vão arejar todos os conceitos que temos na hotelaria tradicional. Podemos atender grupos de 20 pessoas para lazer e também clientes corporativos para longas estadias, como expatriados que precisam de um lugar temporário para morar”, diz Frias.
Outro modelo inaugurado recentemente foi o de hotelaria boutique, com a abertura do primeiro Mama Shelter na América Latina, localizado no Rio de Janeiro. Mais uma bandeira que privilegia a experiência, com decoração mais informal, sem serviço de quarto e ainda assim bastante confortável. E, paralelamente, segue também a expansão de redes tradicionais e de tarifas mais baixas, como Ibis e Ibis Budget.