Em reunião anual, TMG conclui: I.A. ajuda, mas não é nada sem fator humano
Cerca de 30 gestores de viagens corporativas se reúnem em Campos do Jordão para evento anual
Neste mês, os cerca de 30 gestores de viagens e eventos corporativos do Travel Managers Group se reuniram no novo Bendito Cacao Family Resort, em Águas de Lindoia (SP), para o encontro anual da entidade sem fins lucrativos, que neste mês comemorou 19 anos de operação no Brasil.
Inteligência artificial foi o tema que norteou a reunião do TMG. Fornecedores tais como Kontik, Movida, Uber, Cep Transportes, Inovents, Latam, Turkish, entre outros, abordaram como o uso das novas ferramentas já impactam e ainda impactarão a vida do gestor de viagens corporativas e da experiência do viajante lá na ponta. Porém, em nenhuma apresentação, em nenhum debate, a conclusão foi diferente de: I.A. não é nada sem inteligência humana.
"No fim das contas, prevalece o contato humano. O sucesso de uma relação, principalmente em nosso setor, envolve esse contato físico. Nestes dias no Bendito Cacao, conseguimos proximidade com os fornecedores e mesclamos momentos de descontração com apresentações, tudo com muita conexão entre nós", afirma Sheila Rodrigues, gestora da KPMG e coordenadora do TMG. "O contato humano, principalmente na área de eventos e viagens, é fundamental para o sucesso do negócio que, no fim, é todo sobre pessoas", completa.
Dinâmicas entre os gestores para falar do dia a dia da atividade, discussões sobre ESG, balanço de 2024 e perspectivas 2025 também foram temas abordados. No ano que vem, quando completa duas décadas, o TMG fará novamente em outubro mais um encontro anual, em data exata e local a definir.
O grupo conduzirá 2025 focado a debater as melhores práticas nas temáticas inteligência artificial, NDC, bilhetes não voados e ESG. Com subgrupos focados em cada um desses temas, centralizando todos os gestores participantes.