4 insights trazidos pela 18ª edição do Lacte, da Alagev
Evento, realizado em 27 e 28 de fevereiro, bateu recorde de público, com 1,3 mil participantes
A 18ª edição do Lacte foi um recorde de público na história do evento realizado pela Alagev. Nos dias 27 e 28 de fevereiro o Golden Hall do WTC Events Center, no Sheraton São Paulo WTC Hotel, reuniu mais de 1,3 mil participantes em dois dias de muito conteúdo, networking, novidades e tendências de tudo que envolve o setor de viagens e eventos corporativos.
Além de trazer para debate a importância das conexões, quanto a indústria faturou em 2022, como atingir a excelência em eventos, como a distribuição hoteleira impacta na jornada do viajante, transformação digital e outros assuntos, o Lacte 18 trouxe para os profissionais quatro insights valiosos para eles levarem não só para o dia a dia profissional, mas para a vida pessoal.
Aliás, o ESG (Governança ambiental, social e corporativa) como um todo foi amplamente difundido durante os dois dias de Lacte. “Não é somente falar, é ensinar como fazer. Este evento foi lixo zero, não tivemos panfletos nem papeis, os copos eram biodegradáveis, tivemos redução de desperdício alimentar, consumo consciente, respeito à diversidade e inclusão, contribuição para o bem-estar da saúde e segurança do trabalho, ética empresarial... Nós temos de sempre abordar e promover e o exemplo começa com a gente”, pontuou Giovana.
No encontro, foi lançado ainda o Guia de Práticas ESG Para Viagens e Eventos Corporativos da Alagev, que traz uma série de diretrizes ESG que vão além do discurso e são uma opção para negócios que querem atrair investidores, consumidores e força de trabalho atentos a essa agenda.
“Este é o primeiro guia que temos no mercado e vai trazer um olhar de como a indústria está se transformando. São clientes e fornecedores entendendo o que está sendo feito, e o que pode ser feito, para um futuro melhor”, disse a diretora.
Uma grande novidade também neste sentindo foi o lounge do Movimento Black Money (MBM). No espaço, empreendedores negros puderam disponibilizar produtos e serviços para viagens e eventos corporativos.
Foi o tema conexão – e onde elas podem te levar – que abriu a 18ª edição do Lacte. É por meio delas que profissionais podem crescer em suas carreiras, alcançar feitos, realizar sonhos e conquistar objetivos. Com conexão e networking pode-se chegar longe, tanto profissional quanto pessoalmente.
Pensando nisso, o Lacte realizou diversos coffee breaks durante os dois dias de evento, almoço em estilo finger lunch e sessões educacionais mudas para que os participantes que escolhessem não assistir às palestras pudessem se encontrar em todos estes momentos. Não só o conteúdo apresentado em painéis é fundamental, mas também os momentos de conexão e networking que o evento possibilita.
Também estiveram presentes empresas parceiras da Alagev como expositoras no encontro. Elas puderam apresentar seus produtos e novidades, trocar contatos e encaminhar possíveis negócios por todo o dia do evento. Tudo em prol da conexão entre as partes.
Nessas trocas, o participante sentava-se em uma mesa com outros profissionais – tanto clientes, quanto agências e fornecedores – e debatia, por meio de dinâmicas, as melhores práticas de cada tema, como funcionava o ponto em questão em sua empresa, o que poderia ser melhorado, entre outros. Era um verdadeiro momento de compartilhar conhecimento e experiências.
Além disso, a edição deste ano contou com uma novidade: as mentorias oferecidas pela GIV2U. O objetivo da metodologia foi dar a oportunidade dos mentorandos apresentarem suas necessidades e, juntos com o mentor, cocriarem um caminho novo, que fosse de encontro à resolução do problema/dilema colocado.
Durante os dois dias, os participantes, tanto clientes quanto fornecedores, tiveram a oportunidade de promover novos negócios e fortalecer o relacionamento. O objetivo do Lacte 18 foi justamente impulsionar iniciativas pioneiras e vanguardistas para a adaptação consistente de um setor que, acima de tudo, conecta pessoas para transformar o mundo.
O foco principal desta edição foi a coconstrução, entre todos os players, do futuro desejável para o setor de viagens e eventos corporativos, buscando a participação de meeting planners e travel managers para que, juntos, pudessem trabalhar na criação de soluções sustentáveis.
Além de trazer para debate a importância das conexões, quanto a indústria faturou em 2022, como atingir a excelência em eventos, como a distribuição hoteleira impacta na jornada do viajante, transformação digital e outros assuntos, o Lacte 18 trouxe para os profissionais quatro insights valiosos para eles levarem não só para o dia a dia profissional, mas para a vida pessoal.
1. DIVERSIDADE, INCLUSÃO E ESG COMO UM TODO
A premissa principal da edição de 2023 do evento da Alagev foi falar sobre o enfrentamento ao racismo. Durante a abertura, a diretora executiva da entidade, Giovana Jannuzzelli, citou que em fevereiro, em vários países, é celebrada a história negra. Por esse e outros motivos é essencial debater o assunto em um setor que é majoritariamente branco, mesmo em um país com 56% da população preta e parda.Aliás, o ESG (Governança ambiental, social e corporativa) como um todo foi amplamente difundido durante os dois dias de Lacte. “Não é somente falar, é ensinar como fazer. Este evento foi lixo zero, não tivemos panfletos nem papeis, os copos eram biodegradáveis, tivemos redução de desperdício alimentar, consumo consciente, respeito à diversidade e inclusão, contribuição para o bem-estar da saúde e segurança do trabalho, ética empresarial... Nós temos de sempre abordar e promover e o exemplo começa com a gente”, pontuou Giovana.
No encontro, foi lançado ainda o Guia de Práticas ESG Para Viagens e Eventos Corporativos da Alagev, que traz uma série de diretrizes ESG que vão além do discurso e são uma opção para negócios que querem atrair investidores, consumidores e força de trabalho atentos a essa agenda.
“Este é o primeiro guia que temos no mercado e vai trazer um olhar de como a indústria está se transformando. São clientes e fornecedores entendendo o que está sendo feito, e o que pode ser feito, para um futuro melhor”, disse a diretora.
Uma grande novidade também neste sentindo foi o lounge do Movimento Black Money (MBM). No espaço, empreendedores negros puderam disponibilizar produtos e serviços para viagens e eventos corporativos.
2. NETWORKING
O tema networking foi visto no palco, mas, principalmente, por todo o Golden Hall. Depois de mais de dois anos de pandemia de covid-19 e a impossibilidade de se encontrar pessoalmente, as pessoas estão ávidas por se reunir, trocar experiências e cartões e botar o papo que estava atrasado em dia.Foi o tema conexão – e onde elas podem te levar – que abriu a 18ª edição do Lacte. É por meio delas que profissionais podem crescer em suas carreiras, alcançar feitos, realizar sonhos e conquistar objetivos. Com conexão e networking pode-se chegar longe, tanto profissional quanto pessoalmente.
Pensando nisso, o Lacte realizou diversos coffee breaks durante os dois dias de evento, almoço em estilo finger lunch e sessões educacionais mudas para que os participantes que escolhessem não assistir às palestras pudessem se encontrar em todos estes momentos. Não só o conteúdo apresentado em painéis é fundamental, mas também os momentos de conexão e networking que o evento possibilita.
Também estiveram presentes empresas parceiras da Alagev como expositoras no encontro. Elas puderam apresentar seus produtos e novidades, trocar contatos e encaminhar possíveis negócios por todo o dia do evento. Tudo em prol da conexão entre as partes.
3. CONHECIMENTO E COMPARTILHAMENTO
O Lacte contou, mais uma vez, com uma série de minilabs realizados pelas comunidades da Alagev. Durante a programação, que acontecia ao mesmo tempo que as sessões, foi possível discutir com pares do setor sobre tecnologia humanizada, excelência em eventos, distribuição hoteleira, política de viagens, gestão eficiente e mais.Nessas trocas, o participante sentava-se em uma mesa com outros profissionais – tanto clientes, quanto agências e fornecedores – e debatia, por meio de dinâmicas, as melhores práticas de cada tema, como funcionava o ponto em questão em sua empresa, o que poderia ser melhorado, entre outros. Era um verdadeiro momento de compartilhar conhecimento e experiências.
Além disso, a edição deste ano contou com uma novidade: as mentorias oferecidas pela GIV2U. O objetivo da metodologia foi dar a oportunidade dos mentorandos apresentarem suas necessidades e, juntos com o mentor, cocriarem um caminho novo, que fosse de encontro à resolução do problema/dilema colocado.
4. CONSTRUÇÃO
A Alagev é reconhecida como uma entidade multissetorial, que fala com ambos os lados: clientes e fornecedores. Agente neutro, é capaz de trazer discussões com questões pertinentes para as duas partes. E isso foi visto no evento.Durante os dois dias, os participantes, tanto clientes quanto fornecedores, tiveram a oportunidade de promover novos negócios e fortalecer o relacionamento. O objetivo do Lacte 18 foi justamente impulsionar iniciativas pioneiras e vanguardistas para a adaptação consistente de um setor que, acima de tudo, conecta pessoas para transformar o mundo.
O foco principal desta edição foi a coconstrução, entre todos os players, do futuro desejável para o setor de viagens e eventos corporativos, buscando a participação de meeting planners e travel managers para que, juntos, pudessem trabalhar na criação de soluções sustentáveis.