Ilhabela (SP) avança na estruturação de eventos corporativos
Prefeitura fez workshop para apresentar oportunidades de negócios aos empreendedores de Ilhabela
Depois de iniciar o levantamento de empreendimentos que atuam ou que têm potencial para trabalhar com eventos corporativos, a Prefeitura de Ilhabela dá sequência nas ações e realizou nesta quinta-feira (10), um workshop, com objetivo de apresentar este mercado aos empreendedores de Ilhabela e as oportunidades de negócios que podem ser geradas, sobretudo na baixa temporada.
O workshop reuniu 90 pessoas do trade turístico de Ilhabela, ligadas aos setores de hotelaria, espaços de eventos, receptivos turísticos, empresas de A&B (restaurantes, cafés, bares, buffets, entre outros), audiovisual, fornecedores de estruturas para eventos, empresas de transfers, marinas e charters.
O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, destaca: “Somos um destino turístico consolidado no lazer, já temos empreendimentos prontos atender as demandas do corporativo e em breve teremos nosso Centro de Convenções. Vamos colocar Ilhabela no mapa desse segmento, melhorando nossa oferta e contribuindo para consolidar essa nova cadeia produtiva, gerando assim mais empregos e renda para o município”.
Vivi Martins, da Academia de Viagens Corporativas, empresa contratada para a execução do projeto, explicou: “O objetivo é trazer um novo olhar para os empresários de Ilhabela, que hoje é considerada como um destino que recebe muitos eventos sociais. A ideia é iniciar um trabalho de estruturação do destino para receber também eventos corporativos. Acredito que a Ilha tenha uma grande vocação, principalmente para a realização de reuniões estratégicas e viagens de incentivo, mas para isso é necessário atualizar o trade turístico sobre a relevância desta indústria e quais as melhores práticas do mercado, e este é o trabalho que estamos realizando”.
O corporativo se diferencia do Turismo de lazer, tradicionalmente trabalhado em Ilhabela, uma vez que neste caso os clientes são empresas e não pessoas físicas. Um dos pontos positivos é que os gastos de quem viaja a negócios costuma ser maior do que os gastos do turista a lazer, já que estas pessoas costumam ter à disposição verbas específicas para viagens. De acordo com a Academia de Viagens Corporativas, eventos corporativos são um dos maiores gastos nas empresas, ficando atrás apenas de despesas como folha de pagamento.
A Secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Luciane Leite, pondera: “Já trabalhei em destinos em que o grande foco eram os eventos corporativos, sei o quanto este segmento pode contribuir com a economia. Conhecendo a realidade de Ilhabela, posso afirmar que temos infraestrutura e serviços para atender ao corporativo e estamos trabalhando para melhorar ainda mais nossa oferta. As empresas estão buscando fugir do óbvio, dos locais tradicionais de eventos. A ilha é paradisíaca, aqui é possível fazer reuniões em iates, espaços de eventos pé na areia ou em meio à Mata Atlântica, contando ainda com atributos importantes como segurança e proximidade de grandes centros urbanos, como a Grande São Paulo, Vale do Paraíba e Baixada Santista”.
A próxima etapa do projeto será em fevereiro de 2023, quando haverá um evento em São Paulo destinado ao trade de Turismo especializado no segmento para promover Ilhabela como destino de eventos corporativos.
Confira mais fotos a seguir
O workshop reuniu 90 pessoas do trade turístico de Ilhabela, ligadas aos setores de hotelaria, espaços de eventos, receptivos turísticos, empresas de A&B (restaurantes, cafés, bares, buffets, entre outros), audiovisual, fornecedores de estruturas para eventos, empresas de transfers, marinas e charters.
O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, destaca: “Somos um destino turístico consolidado no lazer, já temos empreendimentos prontos atender as demandas do corporativo e em breve teremos nosso Centro de Convenções. Vamos colocar Ilhabela no mapa desse segmento, melhorando nossa oferta e contribuindo para consolidar essa nova cadeia produtiva, gerando assim mais empregos e renda para o município”.
Vivi Martins, da Academia de Viagens Corporativas, empresa contratada para a execução do projeto, explicou: “O objetivo é trazer um novo olhar para os empresários de Ilhabela, que hoje é considerada como um destino que recebe muitos eventos sociais. A ideia é iniciar um trabalho de estruturação do destino para receber também eventos corporativos. Acredito que a Ilha tenha uma grande vocação, principalmente para a realização de reuniões estratégicas e viagens de incentivo, mas para isso é necessário atualizar o trade turístico sobre a relevância desta indústria e quais as melhores práticas do mercado, e este é o trabalho que estamos realizando”.
O corporativo se diferencia do Turismo de lazer, tradicionalmente trabalhado em Ilhabela, uma vez que neste caso os clientes são empresas e não pessoas físicas. Um dos pontos positivos é que os gastos de quem viaja a negócios costuma ser maior do que os gastos do turista a lazer, já que estas pessoas costumam ter à disposição verbas específicas para viagens. De acordo com a Academia de Viagens Corporativas, eventos corporativos são um dos maiores gastos nas empresas, ficando atrás apenas de despesas como folha de pagamento.
A Secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Luciane Leite, pondera: “Já trabalhei em destinos em que o grande foco eram os eventos corporativos, sei o quanto este segmento pode contribuir com a economia. Conhecendo a realidade de Ilhabela, posso afirmar que temos infraestrutura e serviços para atender ao corporativo e estamos trabalhando para melhorar ainda mais nossa oferta. As empresas estão buscando fugir do óbvio, dos locais tradicionais de eventos. A ilha é paradisíaca, aqui é possível fazer reuniões em iates, espaços de eventos pé na areia ou em meio à Mata Atlântica, contando ainda com atributos importantes como segurança e proximidade de grandes centros urbanos, como a Grande São Paulo, Vale do Paraíba e Baixada Santista”.
A próxima etapa do projeto será em fevereiro de 2023, quando haverá um evento em São Paulo destinado ao trade de Turismo especializado no segmento para promover Ilhabela como destino de eventos corporativos.
Confira mais fotos a seguir