7 dicas para organizar uma convenção de vendas de sucesso
Planejamento, temática, comunicação, interação e experiências fazem parte das dicas da R1 Audiovisual para o sucesso da sua convenção de vendas
Organizar um evento anual requer atenção dobrada para oferecer novidades constantes e não cair em uma mesmice cansativa. Todos os anos, já é de praxe que as empresas realizem um evento para reunir sua equipe de vendas e refletir sobre o que foi feito até então e se planejar para o que vem pela frente.
Numa convenção de vendas, é certo que vendedores, gerentes e diretores vão querer discutir sobre conquistas, metas e estratégias. Porém, diferente do resto do ano, esse é o momento de falar sobre vendas de uma forma diferente e muito mais atrativa. Para quem organiza, fica o desafio: como fazer com que o evento seja um sucesso unânime?
Para não ter erro, nada melhor do que pedir ajuda aos principais interessados na convenção: o time de vendas. Fazer com que eles participem do processo de escolha do tema e até indicarem palestrantes já faz com que eles fiquem com uma empolgação extra para o evento.
Lembre-se de separar um momento na programação da convenção de vendas para reconhecer os principais vendedores do ano, além de presenteá-los com viagens, carros e bônus financeiros. Ser reconhecido na frente de todos é um excelente motivador.
Trazer outros participantes da empresa para o encerramento também é uma boa oportunidade para o entrosamento entre áreas. Com tudo isso, sua equipe sairá da convenção de vendas com motivação extra para o ano todo e o resultado será mostrado no dia a dia.
Numa convenção de vendas, é certo que vendedores, gerentes e diretores vão querer discutir sobre conquistas, metas e estratégias. Porém, diferente do resto do ano, esse é o momento de falar sobre vendas de uma forma diferente e muito mais atrativa. Para quem organiza, fica o desafio: como fazer com que o evento seja um sucesso unânime?
FAÇA UM PLANEJAMENTO
O ponto de partida é o planejamento do evento. Por ser algo periódico, é importante que, a cada ano, a convenção de vendas ofereça atividades e atrações diferentes para que ela não se torne uma obrigação entediante.Para não ter erro, nada melhor do que pedir ajuda aos principais interessados na convenção: o time de vendas. Fazer com que eles participem do processo de escolha do tema e até indicarem palestrantes já faz com que eles fiquem com uma empolgação extra para o evento.
USE TEMÁTICAS
Com as sugestões, fica por conta da equipe organizadora definir o tema e criar em cima dele um slogan, logotipo, camisetas e brindes. É importante que os participantes sejam totalmente absorvidos pela convenção para que possam tirar o máximo de proveito dela. E, como tempo, nesses casos, significa dinheiro, é importante começar a trabalhar em cima do evento com antecedência para conseguir bons preços e prazos de fornecedores.ABUSE DA COMUNICAÇÃO
Não esqueça de já definir quais serão os momentos em que serão disparados comunicados a respeito da convenção de vendas para as pessoas da empresa. Mandar mensagens na intranet, e-mail marketing e convites online são ótimas formas de aumentar a curiosidade e criar uma expectativa.ESCOLHA O LOCAL COM CUIDADO
Com um planejamento definido, a escolha do local também é importante para garantir o sucesso do evento. Garantir um espaço que permita uma cenografia apropriada e que já demonstre qual será o clima do evento logo que os convidados cheguem é fundamental. Para quebrar a monotonia ao longo do dia, aposte na criatividade e utilize vídeos, músicas, fotos e apresentações multimídias para prender a atenção de todos.ATRAIA OS CONVIDADOS
Na agenda programada, reserve momentos para grandes palestrantes que sirvam de chamariz para quem for à convenção de vendas. Palestrantes renomados podem oferecer lições valiosas para a equipe e, ainda por cima, passam a sensação de que os presentes estão vivenciando uma oportunidade única ao estar lá.INTERAJA COM O SEU PÚBLICO
Como qualquer um que trabalhe com metas, vendedores adoram reconhecimento. Durante os eventos, os participantes que mais se envolverem ou acertarem respostas, ganham prêmios divertidos.Lembre-se de separar um momento na programação da convenção de vendas para reconhecer os principais vendedores do ano, além de presenteá-los com viagens, carros e bônus financeiros. Ser reconhecido na frente de todos é um excelente motivador.
PROPORCIONE EXPERIÊNCIAS
Para encerrar, procure uma atividade que será inesquecível para todos. Um show de algum convidado especial; uma festa com bebidas, decoração e DJ; um happy hour com distribuição de brindes.Trazer outros participantes da empresa para o encerramento também é uma boa oportunidade para o entrosamento entre áreas. Com tudo isso, sua equipe sairá da convenção de vendas com motivação extra para o ano todo e o resultado será mostrado no dia a dia.