Quinta edição do Lamec traz novidades em eventos; confira
O evento também conta com diversos expositores
A quinta edição do Latin America Meetings & Events Conference (Lamec) foi realizada hoje na Fecomercio, em São Paulo. Promovido pela Meeting Professionals International (MPI), o evento trouxe como tema "Made of Dreams", que mostra a forte ligação emocional que o profissional de eventos possui com o seu trabalho.
“O mercado de eventos realiza o sonho de muita gente. Sempre acompanhamos histórias de pessoas que, graças à realização de um evento, tiveram sua primeira experiência de voar de avião ou ir para fora do País, por exemplo”, comenta o diretor de Business Development & Innovation da MCI e ex-presidente da MPI no Brasil, Ney Neto,que passa a função hoje para o diretor da Campus Party, Tonico Novaes.
“Este ano também experimentamos um novo formato de A&B, o que significa que oferecemos comida durante todo o dia de evento, em vez de fazermos pausas de coffee break ou para o almoço”, conta Neto. Outra novidade é que este ano mesclamos o canal aberto e fechado dos microfones, possibilitando a realização de três palestras simultâneas, que ficam à escolha do público”, comenta Neto.
O conceito de festivalização foi amplamente aplicado nesta edição, mesclando conteúdo com entretenimento, a exemplo das apresentações musicais realizadas entre as palestras. “O público passa o dia todo no evento e a ideia é que ele não saia de lá cansado, mas sim energizado”, ressalta Neto. Outro destaque dado por ele é a feira virtual de empregos realizada no site da MPI, com diversas vagas de trabalho no setor de eventos.
O Lamec conta com expositores de marcas que são apoiadoras habituais da MPI, como Las Vegas, representada pela Las Vegas Convention & Visitors Authority (LVCVA), pela rede Accor, entre outras.
MERCADO REAQUECIDO
Na opinião de Neto, o mercado de eventos está aquecido com recolocação da economia e da oferta de trabalho, após superar uma fase de estagnação.
O formato dos eventos também está mudando para se adaptar às novas demandas. “É cada vez mais difícil as pessoas saírem de casa ou do escritório para irem a um evento, e por conta disso o formato deste último está mudando e muitos organizadores estão optando por jornadas mais curtas, com eventos sendo realizados apenas no período da manhã ou da tarde, por exemplo”, conta o executivo.
“Mas a principal transformação é gerada pela chegada da geração Y e dos millennials, a qual desafia os planejadores a buscarem o equilíbrio entre o on-line e o off-line em seus eventos”, comenta o diretor de Business Development & Innovation da MCI e ex presidente da MPI Brasil.