Veja 6 dicas para inovar na criação de eventos corporativos
Pensar fora da caixa é essencial para aumentar a atratividade de sua empresa
Considerando o fato de que eventos corporativos devem gerar impactos positivos para o negócio por meio da fidelização de clientes, do fortalecimento das pontes com fornecedores e do aumento da atratividade da marca perante os investidores, é preciso pensar fora da caixa e ser criativo na hora de reunir seus convidados.
Para isso, saia do lugar comum e aposte nessas seis dicas do blog da Copastur, que aumentarão a atratividade da sua empresa:
1. Ofereça gastronomia diferenciada
A gastronomia pode - e deve - surpreender e aumentar a satisfação dos convidados. Sendo assim, por que não apostar em restaurantes e chefs especializados na criação de menus para eventos corporativos, libertando os participantes daquela tradicional mesa de frios com cafezinho coado? Os menus personalizados podem incluir sanduíches artesanais, culinária estrangeira e até parcerias com food trucks, contribuindo para que os convidados saiam não só com a cabeça cheia de novas informações sobre sua empresa, mas também com a fome saciada. Afinal, o paladar também contribui para manter uma boa experiência na memória.
2. Inove nos recursos tecnológicos
Não estamos falando do data show que você disponibiliza para os palestrantes exibirem suas apresentações, mas sim de tecnologias que podem realmente turbinar a experiência dos participantes. Uma delas é a realidade virtual, que pode oferecer um tour virtual pelas dependências da empresa ou a apresentação, quase na prática, do funcionamento de um novo produto ou processo industrial adotado. Mas lembre-se de que o diferencial tecnológico deve ser encontrado mesmo nas ações mais simples. Disponibilizar uma boa rede wi-fi no seu centro de convenções já é praticamente obrigação, mas vincular o acesso a ações como uma curtida na página da empresa em determinada rede social ou o cadastro do e-mail profissional para contatos posteriores faz com que essa gentileza corporativa renda frutos reais, funcionando como ponto de captação de novos leads para o negócio.
3. Estimule o engajamento on-line
É preciso aprofundar-se um pouco mais no uso que sua empresa pode fazer das redes para turbinar o evento corporativo. Paralelamente ao evento físico, a transmissão ao vivo das palestras ou dos workshops é uma maneira efetiva de divulgar o evento, atrair novos interessados e criar para os espectadores remotos uma sensação de que precisam participar dos próximos eventos organizados por sua empresa. Não se esqueça de estimular os convidados a partilhar a experiência do evento corporativo em seus próprios perfis sociais, marcando a empresa nas publicações por meio de hashtags, por exemplo. Dessa forma, os eventos ganham divulgação orgânica, quase sem custos, e você ainda consegue avaliar o impacto dos mesmos na percepção dos usuários.
4. Garanta vantagens reais aos participantes
É inegável que cada convidado do evento corporativo está buscando um ganho, o qual pode ser simplesmente conhecer o funcionamento da sua empresa, compartilhar o conhecimento oferecido por algum palestrante ou aprimorar o conhecimento técnico com um treinamento. Mas é preciso que seu evento corporativo ofereça benefícios mais tangíveis, e isso pode ser feito por meio de brindes aos convidados ou condições especiais de contratação dos serviços da empresa para quem comparecer ao evento. Também vale abrir as portas para novos talentos, por meio de um espaço para que os convidados enviem seus currículos ou compartilhem projetos profissionais que podem interessar ao negócio, por exemplo.
5. Saiba selecionar seu público
Isso pode fazer um enorme diferencial no momento da divulgação do evento, já que a partir do momento em que os convidados entendem que essa pode ser uma oportunidade única de ampliar sua rede de contatos de maneira qualificada, a atratividade do convite será potencialmente aumentada. Mas atenção: é preciso fazer com que essa otimização do networking se concretize. Para isso, invista em momentos que estimulem a integração horizontal entre os próprios participantes, o que pode ser feito a partir da tradicional pausa para o coffee break, bem como por meio de jogos em equipe ou troca de cartões de visita eletrônico, com códigos de barras que levem ao perfil de cada convidado.
6. Invista em atividades descontraídas
Não é porque o evento é corporativo que deve ser chato e sisudo. Os participantes também precisam de momentos descontraídos para se sentirem mais à vontade, conseguindo efetivamente aproveitar o acontecimento e tendo motivação suficiente para participar de mais iniciativas da sua empresa. É possível que o conteúdo apresentado no evento seja absorvido de melhor forma por meio de ações lúdicas, como uma peça de teatro ou um jogo em equipe, ou até mesmo apresentações circenses, de dança, ou stand-up comedy. Só fique atento para que tais ações estejam alinhadas com os objetivos estratégicos da empresa e não criem criar meras distrações para os convidados. Pense, acima de tudo, em maneiras dinâmicas de fazê-los absorver o recado que a empresa quer passar.
*Fonte: Blog da Copastur