Como lidar com os impactos do Covid-19 na sua empresa
Dicas são do especialista em gerenciamento de crises Ronn Torossian
O especialista em gerenciamento de crises Ronn Torossian elencou quatro itens que julga ser essenciais para auxiliar líderes empresariais no atual momento de turbulência enfrentado pelo País em decorrência da pandemia de Covid-19.
DIÁLOGO
Em um momento como o que estamos passando, é importante que um líder seja transparente com os funcionários. Além disso, é de extrema importância que os colaboradores sejam informados sobre como a empresa está sendo afetada nessa crise, principalmente com as mudanças repentinas que vêm acontecendo no cenário global. Outra dica é procurar reduzir o número de pessoas envolvidas em possível processos de demissão a fim de evitar pânico no quadro de funcionários.
DECISÕES E FATOS
Procura tomar decisões sempre baseadas em fatos e números. Por conta da situação de pandemia do Covid-19, o ideal é congelar contratações; em casos assim, o recomendável é identificar algum funcionário do quadro atual que possa exercer as tarefas que seriam desempenhadas por um novo profissional.
AJUDE NO QUE FOR POSSÍVEL
Se a rotina de trabalho mudou e houve a necessidade de adotar a política de home office, tente manter os funcionários no quadro da empresa. Agora, se não houver demandas – e a única saída for a demissão –, comunique o profissional que, assim que a situação melhorar, sua função estará à disposição no futuro. Também existem casos de algumas empresas que optam por dar aos funcionários a oportunidade de mudar temporariamente para outras funções que ainda são necessárias.
APOIO AOS DEMITIDOS
As demissões podem se tornar inevitáveis, ninguém pode prever o tamanho do efeito que esta pandemia terá nas empresas. Se você precisar demitir alguns funcionários, apoie-os durante o processo. Seja honesto com eles em relação ao motivo da decisão que precisou tomar, mas deixe claro sobre o valor que eles trouxeram para a empresa. Oferecer ajuda na elaboração de um currículo é uma atitude legal a ser tomada.
DIÁLOGO
Em um momento como o que estamos passando, é importante que um líder seja transparente com os funcionários. Além disso, é de extrema importância que os colaboradores sejam informados sobre como a empresa está sendo afetada nessa crise, principalmente com as mudanças repentinas que vêm acontecendo no cenário global. Outra dica é procurar reduzir o número de pessoas envolvidas em possível processos de demissão a fim de evitar pânico no quadro de funcionários.
DECISÕES E FATOS
Procura tomar decisões sempre baseadas em fatos e números. Por conta da situação de pandemia do Covid-19, o ideal é congelar contratações; em casos assim, o recomendável é identificar algum funcionário do quadro atual que possa exercer as tarefas que seriam desempenhadas por um novo profissional.
AJUDE NO QUE FOR POSSÍVEL
Se a rotina de trabalho mudou e houve a necessidade de adotar a política de home office, tente manter os funcionários no quadro da empresa. Agora, se não houver demandas – e a única saída for a demissão –, comunique o profissional que, assim que a situação melhorar, sua função estará à disposição no futuro. Também existem casos de algumas empresas que optam por dar aos funcionários a oportunidade de mudar temporariamente para outras funções que ainda são necessárias.
APOIO AOS DEMITIDOS
As demissões podem se tornar inevitáveis, ninguém pode prever o tamanho do efeito que esta pandemia terá nas empresas. Se você precisar demitir alguns funcionários, apoie-os durante o processo. Seja honesto com eles em relação ao motivo da decisão que precisou tomar, mas deixe claro sobre o valor que eles trouxeram para a empresa. Oferecer ajuda na elaboração de um currículo é uma atitude legal a ser tomada.