Veja os 10 aeroportos que mais perderam passageiros nos EUA
Estudo analisou as variações no número de passageiros em terminais norte-americanos entre 2007 e 2017
Um estudo realizado pela Upgraded Points analisou variações no número de passageiros em aeroportos dos Estados Unidos entre 2007 e 2017 e, além de chegar a um top dez dos que mais cresceram no período, também listou aqueles que tiveram as maiores quedas em relação ao fluxo de turistas. A pesquisa levou em consideração apenas terminais que já recebiam mais de três milhões de viajantes dez anos atrás.
1 - Memphis International (MEM), Tennessee = -62,09%
Apesar da tendência de crescimento econômico da região, o terminal teve uma queda brusca de passageiros entre 2007 e 2017 muito por conta da Delta Air Lines, que não utiliza mais o local como hub, e pelo forte crescimento do aeroporto de Nashville, cerca de três horas distante. O fato de ter apenas duas rotas internacionais (Cancun e Amsterdã) também não favorecem seu desenvolvimento.
2 - Cincinnati/Northern Kentucky International (CVG), Ohio = -50,93%
Assim como ocorreu em Memphis, a Delta também deixou de utilizar Cincinnati como hub, causando uma queda drástica no número de viajantes nos últimos dez anos. Por outro lado, a entrada de empresas como Southwest, Frontier e Allegiant impulsionou o movimento do terminal, que cresceu 16% entre 2016 e 2017.
3 - Ontario International (ONT), Califórnia = -35,29%
Além da forte concorrência, uma vez que o Sul da Califórnia conta com sete aeroportos em um raio de distância relativamente curto, o terminal de Ontario oferece menos facilidades e conforto aos viajantes. Seus custos também não conseguiram atrair nem aéreas de baixo custo como a Allegiant Air, que preferiu operar no aeroporto internacional de Los Angeles (LAX).
4 - Albuquerque International Sunport (ABQ), Novo México = -25,53%
Enquanto o fim da Emenda Wright ajudou o Dallas Love Field, no Texas, a ser o aeroporto que mais cresce nos Estados Unidos, ao mesmo tempo derrubou o número de viajantes do terminal de Albuquerque. Antes, quem saía da cidade texana rumo ao Oeste do país era obrigado a fazer uma conexão na maior cidade do Novo México.
5 - Cleveland Hopkins International (CLE), Ohio = -20,19%
Apesar de ser considerado um hub da United Airlines, Cleveland não é realmente dominado pela companhia aérea, muito pelo contrário. De 2007 para cá, as operações da gigante norte-americana diminuíram de maneira constante, enquanto as da Southwest, Allegiant e Frontier aumentaram. Entre 2016 e 2017, o fluxo de passageiros subiu 20%, o que evidencia seu potencial de crescimento junto com as low costs.
6 - Luis Munoz Marin International (SJU), Porto Rico = -19,14%
Mesmo registrando aumentos desde 2012, quando a Southwest passou a investir em mais voos para a ilha norte-americana, Porto Rico sofreu com a última temporada de furacões no mar do Caribe, o que derrubou as chegadas de turistas. Vale lembrar que o destino decidiu se tornar o 51º estado Norte-americano há pouco mais de um ano.
7 - Jacksonville International (JAX), Flórida = -13,90%
Fusões como a da Delta com a Northwest Airlines, da United com a Continental, e a da Southwest com a Air Tran, influenciaram na queda de movimento do terminal localizado no Norte da Flórida. A partir do novo cenário, companhias aéreas menores passaram a operar algumas rotas no local, o que reduziu o fluxo de passageiros.
8 - Pittsburgh International (PIT), Pensilvânia: - 11,25%
Segundo o censo dos Estados Unidos, a região metropolitana de Pittsburgh viu sua população diminuir consecutivamente nos últimos cinco anos. Em proporção semelhante, seu principal aeroporto vem sofrendo quedas constantes desde 2014.
9 - Palm Beach International (PBI), Flórida = -10,5%
A forte concorrência é o principal desafio que Palm Beach precisa superar para crescer nos próximos anos. Com boas infraestruturas, serviços e custos, os aeroportos internacionais de Miami e Fort Lauderdale têm se destacado na região Sul da Flórida.
10 - Oakland International (OAK), Califórnia = - 10,22%
Cerca de 40 minutos distante do San Francisco International (SFO), o aeroporto de Oakland tem sofrido com a proximidade e com a qualidade do seu principal concorrente. As maiores quedas foram registradas em 2008 e 2009, mas a adição de rotas domésticas e internacionais nos últimos anos pode reverter esse quadro no futuro. O sucesso do time de basquete Golden State Warriors, campeão de três dos últimos quatro campeonatos da NBA, também influencia no recente fomento do terminal.
1 - Memphis International (MEM), Tennessee = -62,09%
Apesar da tendência de crescimento econômico da região, o terminal teve uma queda brusca de passageiros entre 2007 e 2017 muito por conta da Delta Air Lines, que não utiliza mais o local como hub, e pelo forte crescimento do aeroporto de Nashville, cerca de três horas distante. O fato de ter apenas duas rotas internacionais (Cancun e Amsterdã) também não favorecem seu desenvolvimento.
2 - Cincinnati/Northern Kentucky International (CVG), Ohio = -50,93%
Assim como ocorreu em Memphis, a Delta também deixou de utilizar Cincinnati como hub, causando uma queda drástica no número de viajantes nos últimos dez anos. Por outro lado, a entrada de empresas como Southwest, Frontier e Allegiant impulsionou o movimento do terminal, que cresceu 16% entre 2016 e 2017.
3 - Ontario International (ONT), Califórnia = -35,29%
Além da forte concorrência, uma vez que o Sul da Califórnia conta com sete aeroportos em um raio de distância relativamente curto, o terminal de Ontario oferece menos facilidades e conforto aos viajantes. Seus custos também não conseguiram atrair nem aéreas de baixo custo como a Allegiant Air, que preferiu operar no aeroporto internacional de Los Angeles (LAX).
4 - Albuquerque International Sunport (ABQ), Novo México = -25,53%
Enquanto o fim da Emenda Wright ajudou o Dallas Love Field, no Texas, a ser o aeroporto que mais cresce nos Estados Unidos, ao mesmo tempo derrubou o número de viajantes do terminal de Albuquerque. Antes, quem saía da cidade texana rumo ao Oeste do país era obrigado a fazer uma conexão na maior cidade do Novo México.
5 - Cleveland Hopkins International (CLE), Ohio = -20,19%
Apesar de ser considerado um hub da United Airlines, Cleveland não é realmente dominado pela companhia aérea, muito pelo contrário. De 2007 para cá, as operações da gigante norte-americana diminuíram de maneira constante, enquanto as da Southwest, Allegiant e Frontier aumentaram. Entre 2016 e 2017, o fluxo de passageiros subiu 20%, o que evidencia seu potencial de crescimento junto com as low costs.
6 - Luis Munoz Marin International (SJU), Porto Rico = -19,14%
Mesmo registrando aumentos desde 2012, quando a Southwest passou a investir em mais voos para a ilha norte-americana, Porto Rico sofreu com a última temporada de furacões no mar do Caribe, o que derrubou as chegadas de turistas. Vale lembrar que o destino decidiu se tornar o 51º estado Norte-americano há pouco mais de um ano.
7 - Jacksonville International (JAX), Flórida = -13,90%
Fusões como a da Delta com a Northwest Airlines, da United com a Continental, e a da Southwest com a Air Tran, influenciaram na queda de movimento do terminal localizado no Norte da Flórida. A partir do novo cenário, companhias aéreas menores passaram a operar algumas rotas no local, o que reduziu o fluxo de passageiros.
8 - Pittsburgh International (PIT), Pensilvânia: - 11,25%
Segundo o censo dos Estados Unidos, a região metropolitana de Pittsburgh viu sua população diminuir consecutivamente nos últimos cinco anos. Em proporção semelhante, seu principal aeroporto vem sofrendo quedas constantes desde 2014.
9 - Palm Beach International (PBI), Flórida = -10,5%
A forte concorrência é o principal desafio que Palm Beach precisa superar para crescer nos próximos anos. Com boas infraestruturas, serviços e custos, os aeroportos internacionais de Miami e Fort Lauderdale têm se destacado na região Sul da Flórida.
10 - Oakland International (OAK), Califórnia = - 10,22%
Cerca de 40 minutos distante do San Francisco International (SFO), o aeroporto de Oakland tem sofrido com a proximidade e com a qualidade do seu principal concorrente. As maiores quedas foram registradas em 2008 e 2009, mas a adição de rotas domésticas e internacionais nos últimos anos pode reverter esse quadro no futuro. O sucesso do time de basquete Golden State Warriors, campeão de três dos últimos quatro campeonatos da NBA, também influencia no recente fomento do terminal.
*Fonte: Upgraded Points