Karina Cedeño   |   10/07/2018 09:00

Veja quais benefícios o NDC oferece para aéreas, TMCs e empresas

Estudo ressalta que o novo sistema oferece às aéreas a oportunidade de diferenciar seus produtos 


Ministerio TIC Colombia/Flickr
Até o final deste ano, 43 companhias aéreas certificadas no nível 3 do NDC da Iata serão responsáveis pelo embarque de 59% dos passageiros mundialmente.

Os dados foram divulgados pelo vice-presidente de Produtos e Marketing de Comércio Aéreo da Travelport, Ian Heywood, durante o Travelport Live, evento da Travelport realizado em maio deste ano.

Mas quais são os benefícios, na prática, do novo sistema de distribuição para companhias aéreas, empresas e TMCs? Recente estudo feito pela empresa de consultoria Travel in Motion revela que eles são muitos.

Para as companhias aéreas, o novo sistema traz maior controle sobre a oferta, capacidade de personalizá-la para diferentes públicos, maior velocidade na comercialização de quaisquer novos produtos e benefícios para empresas e TMCs, escolhas mais assertivas, ofertas que incluem ancillaries, preços mais consistentes em todos os canais e disponibilização de dados de produtos e tarifas em tempo real.

Já para as empresas e TMCs, os benefícios incluem escolhas que estejam mais de acordo com as diretrizes das política de viagens, escolhas de serviços opcionais (como os já mencionados ancillaries) priorizadas, obtenção de dados de produtos e tarifas em tempo real, entre outras.

O estudo também ressalta o fato de que ainda há um volume considerável (mais de 50%) de distribuição e venda de passagens aéreas feitas por intermediários, método particularmente comum nas reservas corporativas.

Dois grandes desafios surgem com a distribuição indireta, segundo o estudo. Primeiro, o fato de a companhia aérea ter controle limitado sobre qual conteúdo é exibido para o usuário e a forma como isso é feito. Em segundo lugar, a companhia aérea não tem ideia de quem está solicitando a viagem e, apenas até certo ponto, de quem está viajando.

Além disso, a situação atual não permite uma visão abrangente e completa dos ancillaries que podem ser comprados, muitas vezes forçando o cliente a comprar vários produtos por meio de diferentes canais.

Assim, a decisão de compra é reduzida ao custo comparável de um assento em um avião. Nesta situação, o produto da companhia aérea torna-se uma commodity e ela tem pouca ou nenhuma oportunidade de se distinguir de suas concorrentes, o que não é justo com as aéreas que investem milhões - ou bilhões - em
melhorias em aeronaves e produtos, aponta o documento

O estudo conclui que o NDC chega para oferecer às companhias aéreas a oportunidade de diferenciar seus produtos em todos os canais de vendas, aumentando a gama de produtos auxiliares e serviços disponíveis para clientes, ao mesmo tempo em que permite a elaboração de ofertas com base nas preferências e segmentos do cliente, bem como em seu histórico de compras.

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