Aeroporto de Boston (EUA) deve instalar pedágio para carros privados
Buscando reduzir o número de veículos que passam no aeroporto, e assim diminuir a emissão de gases poluentes, o Aeroporto de Boston tem estudado a instalação de um pedágio para carros privados, seja para buscar ou levar passageiros
A instalação de pedágios para carros privados que levam e buscam passageiros para aeroportos, algo já comum no Reino Unido, pode estar prestes a chegar nos Estados Unidos: o Aeroporto Internacional de Logan, em Boston, estaria estudando a possibilidade de taxar veículos que entram e saem no aeroporto.
Quem está averiguando a hipótese é a Massport, agência pública que administra o aeroporto. A ação, segundo o site Business Traveler, seria parte de uma negociação com o Conservation Law Foundation (CLF), uma entidade ambiental de Boston que tem criticado a expansão e poluição causada pelo aeroporto da cidade.
Segundo o site norte-americano, o aeroporto de Logan acrescentou 15 mil voos desde 2015, e cerca de 20 mil carros passariam no local por dia, deixando ou buscando passageiros.
Nas negociações, o CLF concordou em não se opor aos planos da Massport de criar 5 mil novas vagas de estacionamento no complexo, e em contrapartida, a agência teria se comprometido a investigar formas de reduzir as emissões de automóveis; entre elas, a proposta do pedágio.
"Eu acredito que uma cobrança de automóveis particulares nos aeroportos será a próxima grande taxa para os aeroportos dos EUA", afirmou o diretor do Centro de Estudos de Transporte da Universidade de Missouri St. Louis, Ray Mundy. "O raciocínio é encorajar mais as pessoas a usar veículos de alta ocupação e transporte público. Também tem o efeito de aumentar a receita para os aeroportos. Eu acho que esses dois raciocínios superarão a resistência para cobrar pessoas por buscar e levar aos aeroportos", acrescentou o especialista.
"Você pode imaginar qual é a perspectiva do passageiro com isso: claro que não!", contra-argumentou o fundador do grupo Travelers United, que defende o interesse de viajantes. "Do ponto de vista de um passageiro, é apenas mais um sistema de cobrança indevida"
Ainda segundo o site, alguns aeroportos do país já cobrariam taxas, mas apenas para Uber e outros aplicativos de carona.
Quem está averiguando a hipótese é a Massport, agência pública que administra o aeroporto. A ação, segundo o site Business Traveler, seria parte de uma negociação com o Conservation Law Foundation (CLF), uma entidade ambiental de Boston que tem criticado a expansão e poluição causada pelo aeroporto da cidade.
Segundo o site norte-americano, o aeroporto de Logan acrescentou 15 mil voos desde 2015, e cerca de 20 mil carros passariam no local por dia, deixando ou buscando passageiros.
Nas negociações, o CLF concordou em não se opor aos planos da Massport de criar 5 mil novas vagas de estacionamento no complexo, e em contrapartida, a agência teria se comprometido a investigar formas de reduzir as emissões de automóveis; entre elas, a proposta do pedágio.
"Eu acredito que uma cobrança de automóveis particulares nos aeroportos será a próxima grande taxa para os aeroportos dos EUA", afirmou o diretor do Centro de Estudos de Transporte da Universidade de Missouri St. Louis, Ray Mundy. "O raciocínio é encorajar mais as pessoas a usar veículos de alta ocupação e transporte público. Também tem o efeito de aumentar a receita para os aeroportos. Eu acho que esses dois raciocínios superarão a resistência para cobrar pessoas por buscar e levar aos aeroportos", acrescentou o especialista.
"Você pode imaginar qual é a perspectiva do passageiro com isso: claro que não!", contra-argumentou o fundador do grupo Travelers United, que defende o interesse de viajantes. "Do ponto de vista de um passageiro, é apenas mais um sistema de cobrança indevida"
Ainda segundo o site, alguns aeroportos do país já cobrariam taxas, mas apenas para Uber e outros aplicativos de carona.