Viajantes frequentes ensinam suas técnicas para dormir nos voos
Confira as soluções mais eficazes para antes e durante voos encontradas por viajantes e comissários de bordo
Para muitos viajantes de classe econômica, bom sono e viagens pouco ou nada têm a ver um com o outro. Sentados, sem roupas adequadas ao sono e dividindo espaço com outros viajantes, dormir sem acordar surpreendido por uma dor no corpo parece sonho. Por isso, o site Entrepreneur consultou especialistas e viajantes frequentes para dar dicas de como conseguir cair no sono nas viagens de avião.
A seguir, confira as soluções mais eficazes para antes e durante os voos encontradas por viajantes e comissários, que podem ser adotadas enquanto a Face Cradle, almofada para pescoço criada por uma empresa australiana, ainda não chega ao mercado.
ESCOLHA UM LADO
"Na última vez que você comprou um colchão, você levou em conta o jeito que você dorme, não é mesmo (de lado, de barriga para cima)? Agora, se sua ideia não inclui um assento que vira cama, você vai precisar começar dormir sentado e para o lado em que deita, fazendo a reserva de assento de acordo."
De acordo com comissária de bordo e autora de livros sobre história de voos Heather Poole, o melhor a se fazer é reservar assentos ao lado da janela em voos noturnos. "Se você dorme virado para o lado direito na sua casa, escolha o lado direito do avião."
Uma boa dica é consultar o site Seatguru, que detalha cada assento de cada voo no mundo, considerando os melhores, os piores e os que não reclinam.
CONFORTO
Jamais vista pijamas no avião (segundo a comissária-escritora, há passageiros que fazem isso). Ainda assim, opte por peças mais confortáveis e se possível leve uma muda de roupas na bagagem de mão.
Travesseiros em "U" podem incomodar na região da nuca. Para mais conforto, a dica da comissária é usá-lo ao contrário. Quanto aos ajustes para pernas e pés, a dica da comissária é usar a bagagem de mão para descanso dos pés ou o travesseiro do avião debaixo dos joelhos. E o cobertor geralmente oferecido em voos médios e longos? "Faça de suporte para a lombar. É melhor passar frio que ficar com dores na viagem.
Uma vez que não há garantias de que o viajante ao lado não vai abrir um sanduba comprado duas horas antes no aeroporto, a sugestão do criador do site de viagens Much Better Adventures, Sam Bruce, é espirrar um pouco de óleo de lavanda no travesseiro em "U" para que outros cheiros ao redor não incomodem.
PARA LUZES
Para o passageiro frequente entrevistado pelo Entrepreneur Joshua Craven, boné de basebol é indispensável nos voos. "Assim que o avião está para subir eu coloco a aba do boné na altura dos olhos. Isso não só bloqueia a luz que entraria nos olhos, mas também dá certa privacidade, já que fico com o rosto coberto.
Craven também coloca fones ou protetores auriculares.
ÁLCOOL
Uma das dicas do Entrepreneur é não ingerir bebidas alcoólicas para dormir. "Bebendo para dormir no avião? Isso nunca rende uma boa noite de sono."
*Fonte: Entrepreneur