A retomada do País em 10 notícias da American Airlines
O Brasil ainda vive sua grave crise econômica, mas alguns setores já começam a mostrar sinais claros de recuperação, apontando para um 2017 de retomada. Um dos setores que mais sofreram com a crise foi o dos voos internacionais. Somente a American Airlines cortou l
O Brasil ainda vive sua grave crise econômica, mas alguns setores já começam a mostrar sinais claros de recuperação, apontando para um 2017 de retomada. Um dos setores que mais sofreram com a crise foi o dos voos internacionais. Somente a American Airlines cortou ligações para os Estados Unidos de Curitiba, Porto Alegre, Campinas, Recife e Salvador e ainda diminuiu frequências em outros mercados. Mas a situação para os próximos meses já está diferente: da recuperação tarifária à vinda de novos aviões, confira dez sinais de que há sim uma luz além do túnel.
1 – A American Airlines reduz normalmente a frequência de voos na baixa temporada em alguns mercados, como Belo Horizonte e Brasília. Na capital federal, o voo para Miami já se tornou diário de forma fixa, e em Belo Horizonte em vez da redução de sete para três, o que costumava acontecer, o sistema já aponta que serão cinco voos semanais na baixa. A partir de dezembro, o terceiro voo São Paulo-Miami ficará diário para a temporada (é um voo diurno), assim como o segundo Rio-Miami.
2 – Los Angeles está se transformando em um novo hub da empresa, com voos para o Japão e a Ásia em geral, e a American se beneficiou da saída da Korean do Brasil para aumentar sua ocupação na ligação GRU-LAX. Assim, o 777-200 reconfigurado com as novas classes da empresa entrará em operação, oferecendo 64 mais assentos e mais conforto aos passageiros. Ainda em Los Angeles, a companhia está fazendo obras no aeroporto para aumentar seu espaço e atender melhor clientes do Brasil e de todo o mundo.
3 – O 787-900 da American Airlines vai estrear em duas rotas: Dallas-Madri e Dallas-São Paulo. O fato de a empresa colocar uma nova aeronave para o Brasil mostra que as perspectivas são boas e que o mercado continua sendo uma forte aposta.
4 – O diretor geral da American no Brasil, Dilson Verçosa Jr., diz que o interesse pelo País voltou. Uma prova disso é o aumento do call center, que reúne 180 funcionários no Brasil. Somente este ano a companhia contratou 20 novos colaboradores no setor, que fica em São Paulo, e ainda tem oito vagas em aberto, que serão preenchidas em breve.
5 – Apesar do fechamento dos voos de Curitiba, Porto Alegre, Campinas, Recife e Salvador, a companhia manteve os profissionais de vendas nesses mercados. Não houve demissões, pois há uma demanda a ser atendida e outra potencial que já está retornando.
6 – O Brasil, segundo Verçosa, já está sendo estudado para investimentos a partir de 2017. A companhia pode até retomar ao menos um dos voos cancelados, além de continuar trazendo novas aeronaves. A frota de 777-200 estará totalmente renovada com a configuração que inclui a premium economy até maio do próximo ano. A nova classe, aliás, só será vendida no sistema a partir de fevereiro, apesar de já constar das novas aeronaves.
7 – A tarifa média já se recuperou em 34% este ano. Quem não se lembra das promoções a menos de US$ 200 no auge da crise?
8 – Os números de julho em diante já estão mais positivos que negativos. Setembro se mostra o melhor mês, com tudo azul. Mas o brasileiro passou a comprar bem em cima da hora, o que continua sendo um desafio. “Estamos com uma boa tarifa, ocupação e rentabilidade”, afirma Verçosa Jr.
9 – A companhia está otimista também com o encaminhamento da entrada da política de céus abertos, que está atrasada, mas voltou a andar. Isso permitirá uma flexibilidade de operações, inclusive na parceria com a Latam Airlines, outro ponto positivo destacado por Verçosa no Brasil. No momento de crise, as parcerias são mais importantes ainda para criar alternativas aos clientes. A recuperação da confiança dos vizinhos argentinos também ajuda na visão do novo momento da América Latina. Também os voos para Cuba entram nessa nova onda. A companhia já opera para cinco cidades de Cuba e Havana será o próximo destino.
10 – A empresa já trouxe para o Brasil os novos uniformes da tripulação e pessoal de aeroporto, que estrearam na semana passada. No mundo, chegou a 120 mil funcionários e terminou a última etapa da fusão com a US Airways (um acordo que unificou as tripulações das duas companhias). A American também anunciou que está construindo uma nova sede em Dallas, que ficará dentro da Flagship University, da companhia.
CONVENÇÃO DE VENDAS
E para quem estranhou a ausência de colaboradores da American Airlines na última Abav Expo, eis a explicação: todo o time comercial estava em Los Angeles, para a convenção anual global de Vendas. Conseguimos esse registro exclusivo (veja acima) de Dilson Verçosa, José Roberto Trinca e Alexandre Cavancanti na festa à fantasia realizada nos estúdios da Paramount. Estavam vestidos de Minions. Celebrando os números que começam a melhorar no Brasil.
E em visita à sede da PANROTAS em São Paulo, Dilson Verçosa Jr. aproveitou para receber sua placa como um dos 50 Mais Poderosos do Turismo, distribuídas na Abav Expo.