Felippe Constancio   |   05/09/2016 16:58

Upgrade fácil fica no passado para viajantes frequentes

Até pouco tempo atrás, um viajante frequente, como os corporativos, poderiam conquistar um upgrade de classe com certa facilidade mesmo com um status mediano de programa de fidelidade - fosse econômica para executiva, fosse de executiva para primeira classe


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Até pouco tempo atrás, um viajante frequente como o corporativo poderia conquistar um upgrade de classe com certa facilidade mesmo com um status mediano de programa de fidelidade - fosse econômica para executiva, fosse de executiva para primeira classe. Nos dias de hoje, porém, conquistar um upgrade grátis é uma rara exceção - mesmo aos conhecidos heavy users.

Por quê?

"Upgrades estão mais difíceis porque as linhas aéreas estão monetizando cada vez mais os assentos de primeira classe, de uma forma que não faziam antes", salienta o blogueiro de viagens Gary Leff.

Uma economia saudável como a norte-americana têm mais viajantes premium a oferecer às companhias aéreas. Além disso, conforme lembra o executivo, as tarifas de primeira classe não são tão caras quanto costumavam ser, e por isso há mais viajantes interessados.

Cerca de 40 linhas aéreas - incluindo a Singapore, Etihad, e Virgin Atlantic - agora oferecem assento premium por leilão através de uma plataforma chamada Plusgrade. A maioria dos leilões permite que o viajante faça ofertas uma semana antes da data de partida do voo e notifica o vencedor. O assento conquistado no leilão era o que o viajante frequente se sentaria de graça.

Ainda que uma série de linhas aéreas tenham resistido à tendência do leilão de primeira classe nos EUA, outros motivos têm minguado a oferta fácil de assentos por upgrade. Fusões entre grandes companhias do setor - como a da Delta e a Northwest, a United e a Continental e da American Airlines com a US Airways - concentraram o número de viajantes "elite" em menos programas. Enquanto o número de viajantes consumidores de produtos com alto valor agregado e com mais disposição de assentos mais caros aumenta, a oferta de aeronaves com classes premium permanecem estável.

"Tudo isso muda a dinâmica da oferta e procura", aponta Leff. "Uma vez que é difícil conquistar um upgrade, viajantes são incentivados a confirmar o avanço no nível de seu programa, por exemplo, resgatando milhagem com antecedência, por exemplo. Com mais milhagem em circulação, isso fica mais fácil."

Quanto mais fácil conquistar um nível de fidelidade "elite", mais viajante "elite" fica foram das classes mais valiosas.

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