Felippe Constancio   |   26/07/2016 08:49

Salários crescem entre travel managers; pesquisa

A última pesquisa da BTN sobre expectativa salarial mostra otimismo por parte dos profissionais, ainda que com variação entre os gêneros. Confira


Alamay

A última pesquisa salarial feita pela Business Travel News traz otimismo. A compilação de dados do veículo feita com quase 200 travel managers mostra que a média de salarial, incluindo comissões, bônus e incentivos mantém seu crescimento dos últimos anos. Além disso, a resposta dos participantes mostra expectativa de reconhecimento de suas respectivas empresas por meio de comissões melhores.

Eles também têm mais perspectivas de avanço na indústria e de salários mais elevados, bem como aumento de responsabilidades.

No entanto, vale ressaltar que, uma vez feita em abril, a pesquisa não tem uma avaliação que considera a saída da Grã-Bretanha da União Europeia, conforme observa a BTN. "Apesar das incertezas das consequências do Brexit quanto à perspectiva dos travel managers não estarem nesta pesquisa, é apropriado avaliar os resultados sem este prisma".

Assim, o cenário é de otimismo, uma vez que a média dos salários totais dos 194 voluntários que responderam à pesquisa ficou 5,5% maior que no ano passado. A BTN observa que a alta é maior que os dados colhidos na última pesquisa da Agência de Estatísticas do Trabalho dos Estados Unidos, que traz um crescimento de pouco menos de 2% dos salários de trabalhadores no setor privado em geral no primeiro trimestre do ano.

A estabilidade na média dos salários deve levar em conta, contudo, a variação relacionada ao gênero e o gasto anual da empresa. Ainda assim, é a terceira vez seguida que a pesquisa anual aponta para um aumento na média das comissões, "e estes aumentos consistentes estão relacionados a melhora no humor do comprador".

PREVISÃO OTIMISTA
A pesquisa mostra que, no geral, aqueles que responderam à pesquisa estão mais satisfeitos com seus pagamentos em relação às responsabilidades em relação aos anos anteriores. Apesar de 40% ainda considerarem seus pagamentos muito baixos em relação ao teor de suas tarefas, o número é 5% menor que em 2014, enquanto o percentual daqueles que se sentem bem pagos em 2016 foi de 16% - 3% maior que o percentual de dois anos atrás.

Sobre as grandes mudanças em seus cargos nos últimos dois anos, enquanto alguns entrevistados mencionaram baixa visibilidade ou dificuldades com mais responsabilidades sem aumentos salariais, outros registraram mudanças positivas, como promoções e outras formas de reconhecimento, conforme mostra o gráfico abaixo.




Para muitos, o reconhecimento é a chave para a satisfação no trabalho. Enquanto 26% disseram não se sentirem devidamente reconhecidos por suas empresas na pesquisa de 2016, o percentual foi de 30% em 2015 e de 29% em 2014. Enquanto a parcela dos que se consideram bem pagos ficou estável, a quantidade de voluntários que disseram receber adequadamente foi de 53% em 2016, frente 47% em 2015 e 49% em 2014.

A pesquisa, porém, lembra que o nível de satisfação varia conforme o gênero pesquisado, com mulheres sinalizando menor satisfação em relação ao reconhecimento do trabalho por parte de suas empresas. Por outro lado, de forma geral a expectativa é otimista, uma vez que ambos gêneros indicaram esperar salários mais elevados nos próximos anos.

Enquanto 54% dos gerentes e travel managers entrevistados acreditam que sua média salarial fique estável no próximo ano, 41% esperam aumento. Em 2014 e 2015 eram 39%. Além disso, a pesquisa mostra onde está fundamentada a expectativa de aumento desses 41%, conforme mostra o gráfico abaixo.


RESPONSABILIDADES
A pesquisa também constatou que houve aumento nas responsabilidades dos travel managers - mais precisamente no campo de tecnologia móvel e redes sociais. "Neste ano, os entrevistados mostraram que essas duas tendências estão afetando o papel deles." Mídias sociais foram apontadas como o principal desafio no trabalho deles no último ano. Outras responsabilidades que entraram na lista de tarefas daqueles ligados a funções de travel managers nos últimos dois anos incluem gerenciamento de segurança e colheita de dados de viagem.

CERTIFICAÇÃO
Por fim, os dados também apontam uma relação entre certificação e salário. Conforme os dados, cerca de 55% dos entrevistados disseram ter alguma certificação - não sendo necessariamente o diploma de Global Travel Professional da Global Business Travel Association, o Certified Meeting Professional do Convention Industry Council ou o Certified Purchasing Manager do Institute for Supply Management.

"Uma vez que se comparar valores de remuneração com base em tais certificações é um esforço complicado, não só por conta da amostragem pequena para a pesquisa, mas também porque entrevistados mais novos e menos experientes têm menos chances de obter tais certificações em comparação àqueles com mais experiência e posições de maior responsabilidade. Segundo a pesquisa, os entrevistados com certificado ganham um pacote total de cerca de US$ 123.772 enquanto os que não têm ficaram em uma média de US$ 107.794.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados