A dimensão social da sustentabilidade – o que nossas empresas podem fazer?
A responsabilidade social pode (deve) andar lado a lado com a responsabilidade ambiental
Por Marina Gouvêa
Cada vez mais comprometidos com essa causa, tem se tornado claro para nós que a responsabilidade social pode (deve) andar lado a lado com a responsabilidade ambiental. Para quem iremos deixar este mundo que tentamos ajudar a “salvar”? Olhar para o meio ambiente é também olhar para as pessoas. O cuidado de um está vinculado ao cuidado de outro. Acreditamos que, para usufruir do planeta que ajudam a construir, as pessoas todas merecem uma vida com dignidade, sem fome, sem insegurança alimentar, com acesso a educação e saúde. Cuidamos do planeta para preservar a natureza, certo? Nós, humanos, somos parte dela. Somos também natureza.
Por isso, nas metas que desenhamos para os próximos anos durante nossa Convenção, reforçamos nosso compromisso com as causas sociais. Cientes do papel e da responsabilidade que cada um de nós pode chamar para si neste novo contexto de Brasil e de Mundo, vamos fortalecer o apoio que já damos a diversas entidades. Fornecemos suporte total à AFATEC, que atende a 100 famílias (alimentação, educação, roupas, reformas, festas, oficinas, cuidados a pessoas com deficiência...) e estamos retomando apoios que ficaram suspensos durante os piores tempos pandêmicos, pois nossa ajuda se dava durante eventos presenciais que estão voltando só agora: Make-A-Wish®, Itaci, Asa, Cruz de Malta, Instituto Neymar, Obra do Berço, APAE.
Incluímos também nessa lista, a partir deste ano, a Plan Brasil, instituição que promove os direitos das crianças e a igualdade para as meninas. Justiça. Representatividade. Queremos ser melhores. Nosso novo parceiro, Coclima Brasil, especialista em responsabilidade socioambiental, já trabalha com essa dupla dimensão da sustentabilidade e irá nos ajudar a sermos nossa melhor versão.
Estamos sempre aprendendo que há ações de todos os tamanhos e dos mais diversos alcances, e que cada um de nós – CPF ou CNPJ – pode fazer a sua parte. Por exemplo: adivinha o que norteou a escolha do presente que distribuímos ao final da Convenção? Justamente a responsabilidade socioambiental. Embalado por uma malinha de viagem feita de papel (ou seja: perfeito para nós), o produto desenvolvido e vendido pela ONG Amigos do Bem, entidade que transforma vidas no sertão brasileiro, reunia xícaras de cerâmica e (deliciosas) castanhas que garantiram trabalho às famílias atendidas. Os presenteados ficaram felizes, a compra não prejudicou o planeta e a renda foi revertida integralmente aos projetos sociais da ONG.
Win, win, win! É nisso que acreditamos. Cuidar do planeta e das pessoas que nele habitam não é um peso no nosso orçamento – é um investimento responsável que cada um de nós pode assumir, dentro daquilo que consegue fazer. Se quiser conversar com a gente sobre ideias de responsabilidade socioambiental que você também pode incorporar à sua agência, é só entrar em contato com a PRIMETOUR. Vamos caminhar rumo a um futuro próspero, sustentável e mais justo. Para todos!