Vendas da Abracorp no 1º trimestre recuam 12,1%
Assim que tomou posse, o novo presidente da Abracorp, Rubens Schwartzmann, divulgou o resultado das vendas e movimentação financeira do primeiro trimestre de 2016.
Assim que tomou posse, o novo presidente da Abracorp, Rubens Schwartzmann, divulgou o resultado das vendas e movimentação financeira do primeiro trimestre de 2016. A somatória dos segmentos da pesquisa apresentou o resultado financeiro de R$ 2,3 bilhões em vendas, um recuo de 12,1% se comparado com o mesmo período do ano passado, quando as vendas da associação chegaram a R$ 2,7 bilhões.
O principal recuo observado foi no segmento de transfers, que caiu 28,2% e registrou R$ 3,7 milhões em vendas. Serviços, hotelaria internacional e aéreo doméstico também recuaram 21%, 16,3% e 13,9%, respectivamente. Em termos de volume financeiro, o maior percentual de participação da movimentação geral de negócios do mercado de viagens corporativas ficou com o aéreo doméstico (37,4%), aéreo internacional (30,3%) e hotelaria nacional (18,5%).
“O primeiro trimestre foi impactado com o pessimismo econômico, iniciado no segundo semestre do ano passado, e que ganhou força nos primeiros meses de 2016. Nossa expectativa é que o segundo trimestre apresente resultados melhores”, disse o novo presidente da entidade. Segundo ele, a projeção se dá com base nas redefinições políticas em curso, que já melhoraram o otimismo dos empresariados e investidores.
Segmento | Vendas 1T16 | Variação (%) |
Aéreo Doméstico | R$ 892.549.078 | -13,9% |
Aéreo Inter | R$ 722.664.738 | -11,1% |
Hotelaria nac | R$ 442.135.227 | -8,6% |
Hotelaria Inter | R$ 95.657.338 | -16,3% |
Locação | R$ 49.137.892 | -2,3% |
Transfers | R$ 3.752.248 | -28,2% |
Eventos | R$ 106.958.814 | -8,4% |
Serviços | R$ 73.515.935 | -21,1% |
Total | R$ 2.386.371.269 | -12,1% |
As vendas detalhadas por fornecedores serão apresentadas pela entidade nos próximos dias.
POSSE DA NOVA DIRETORIA
Junto com a divulgação dos resultados, a Abracorp também definiu também o Conselho de Administração para o próximo biênio. Além de Rubens, escolhido para comandar a entidade, permanecem Carlos Prado (Tour House) como vice-presidente, e Luis Vabo (Solid), como conselheiro. Com eles, quatro novos nomes foram escolhidos, são eles: Affonso Nina (CWT), Brunno Bernardes (Hostway), Duda Vasconcellos (Kontik), e Sérgio Linares (BK21).
"Ainda não nos reunimos, acabamos de ser eleitos. O que posso adiantar é que vamos refazer nosso planejamento estratégico e trabalhar nos ajustes do mercado. Nossa intenção é proteger o agente de viagens corporativos de um cenário onde os nossos fornecedores também são nossos concorrentes", disse Rubens. "Um dos nossos pilares será a educação executiva. Vamos trabalhar para aperfeiçoar os conhecimentos dos nossos associados e prepará-los para um novo momento da economia", completou Prado.