Biaphra Galeno   |   26/02/2013 20:05

Gamificação é uma das tendências do mundo corporativo

O último painel do Lacte, realizado no Grand Hyatt São Paulo, abordou o futuro das viagens corporativas até 2017. O assunto foi tratado pela vice-presidente da Radius Travel para América Latina, Maura Allen, e pelo gestor de viagens da IBM, Eduardo Murad.

O último painel do Lacte, realizado no Grand Hyatt São Paulo, abordou o futuro das viagens corporativas até 2017. O assunto foi tratado pela vice-presidente da Radius Travel para América Latina, Maura Allen, e pelo gestor de viagens da IBM, Eduardo Murad.

A apresentação girou em torno de uma pesquisa elaborada pela Radius Travel, entre 9 e 31 de agosto do ano passado, que ouviu 282 gestores de viagens, filiados a Acte, de 33 países. Entre os resultados, mais de 50% dos entrevistados acreditam que a quantidade de viagens até 2017 vai aumentar, mesmo com o desenvolvimento de ferramentas que permitem vídeo-conferências. Cerca de 70% estimam que o volume de despesas também aumente.

PRIORIDADES
Os entrevistados acham que o desenvolvimento de soluções end-to-end (expense management) será o mais importante até o período. Em segundo lugar, a consolidação de informações (tais como relatórios) e o acesso a ferramentas SoLoMo (social, local e móveis) dividem o posto. Em terceiro está a diminuição de custos e, em último lugar, a escolha do viajante.

“Vale ressaltar que a tecnologia está entre os tópicos que os gestores acreditam ser importantes”, disse Murad. Para ele, o desenvolvimento de novas plataformas fará com que a redução de pessoas cuidando desses processos seja inevitável. “O papel dos gestores será mais relacionado à procura de savings”, disse.

O LÚDICO
Um dos conceitos que a Maura Allen abordou foi sobre a gamificação, ou seja, estimular os viajantes corporativos a seguirem a política de viagens em forma de jogo, dando algum tipo de benefício para eles. “É sempre melhor premiar o executivo por ter antecipado uma viagem do que puni-lo por ter comprado fora do prazo.”

A gamificação é uma modalidade que tem crescido substancialmente, sobretudo no meio corporativo. Tanto, que Maura sugeriu que este seja um dos temas abordados na próxima edição do Lacte.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados