Artur Luiz Andrade   |   20/10/2010 11:08

Abracorp lamenta "inoperância da Iata"

Também a poderosa Abracorp, que reúne as maiores TMCs do País, não está satisfeita com o modelo de Tasf sugerido, e ainda não implementado, pela Iata

Também a Abracorp, que reúne as maiores TMCs do País, não está satisfeita com o modelo de Tasf sugerido, e ainda não implementado, pela Iata. Estima-se que 50% dos contratos das TMCs ainda sejam pelo sistema de comissão e a cobrança dupla no cartão de crédito (Tarifa e Tas) é um problema sério, segundo os agentes.

“A divulgação por parte das empresas aéreas (do corte de comissão), até aqui tem sido restrita e estamos empenhados em prestar esclarecimentos de interesse público, para evitar incompreensões e prejuízos para os clientes corporativos”, afirma Faustino Pereira, presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas – Abracorp.

Embora a medida desonere as empresas aéreas contabilmente de custos referentes à remuneração dos serviços das agências como de praxe (com o pagamento da comissão) e, em tese, a mudança possa trazer maior transparência ao processo, a carência de ferramentas tecnológicas apropriadas pode gerar uma transição conturbada ao controle administrativo.

“Lamentamos a intransigência da International Air Transport Association – Iata no Brasil, que se mostra inoperante em instalar produtos adequados a esta modalidade de negócios e sequer reconhece requerimentos comerciais do mercado brasileiro. Esta atitude em nada contribui à gestão dos recursos empregados, cada vez mais, pelas corporações no país, em viagens de negócios ao exterior”, afirma.

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