Agências Abracorp preferem Tam e Star Alliance
A Associação Brasileira de agências de Viagens Corporativas (Abracorp) divulgou hoje seu primeiro balanço de vendas, relativo ao primeiro semestre de 2010 (a entidade foi criada no começo deste ano). As 27 travel management companies associadas venderam R$ 3,36 bilhões nos seis primeiros meses
A Associação Brasileira de agências de Viagens Corporativas (Abracorp) divulgou hoje seu primeiro balanço de vendas, relativo ao primeiro semestre de 2010 (a entidade foi criada no começo deste ano). As 27 travel management companies associadas venderam R$ 3,36 bilhões nos seis primeiros meses do ano, com R$ 2,7 bilhões em produtos nacionais e R$ 1,19 bilhão em internacionais. O aéreo dominou as vendas, com 74% do total, sendo 41,59% no nacional (ou R$ 1,4 bilhão) e 32,29% (ou R$ 1,1 bilhão) no internacional. A hotelaria respondeu por R$ 547,9 milhões, incentivos e eventos por R$ 132 milhões, as locações de veículos por R$ 54,7 milhões, pacotes por R$ 46,5 milhões, cruzeiros por R$ 5,3 milhões e cartões de assistência por R$ 3,5 milhões.
No aéreo, soberania da Tam. A empresa aérea teve 46,99% das vendas domésticas (mais que seu market-share geral, de 42,2% e que sua oferta, de 43,54%) e superou a Gol em dez pontos percentuais. A companhia laranja ficou com 36,35% de share, índice menor que sua oferta (41,23%) e sua fatia do mercado geral (40,69%).
No internacional, as 27 agências Abracorp mostram que abraçam a companhia nacional: 18,8% de share, contra 9,77% da American Airlines, 8,72% da Air France (com os 2,13% da KLM o grupo passa a AA, ficando em segundo lugar), 7,68% da Tap, 5,46% da Lufthansa, 4,83% da Continental e 4,32% da Delta. A Gol tem apenas 1,91% de share com a Abracorp no internacional, mostrando que nem na América do Sul a companhia é usada em massa pelas agências (a latina preferida é a Copa, com 2,49%).
A tarifa aérea média nacional foi de R$ 411,82 (3,4 milhões de bilhetes vendidos) e a internacional de R$ 2,2 mil (503 mil bilhetes).
ALIANÇAS
A Abracorp também fez uma divisão de share por alianças e a supremacia da Star Alliance foi gritante: a Skyteam ficou com 19,82% das vendas, a Oneworld com 19,19% e a Star Alliance com 42,29%. A empresa mais vendida na Skyteam foi a Air France, com R$ 94,4 milhões. A da Oneworld foi a American Airlines, com R$ 105 milhões e na Star a Tam, com R$ 203 milhões.
A Lan teve R$ 21,4 milhões, número tímido e atrás da Copa e da Aeromexico. O que mostra que a briga vai ser boa entre Oneworld e Star Alliance para conquistarem a Latam.
No aéreo, soberania da Tam. A empresa aérea teve 46,99% das vendas domésticas (mais que seu market-share geral, de 42,2% e que sua oferta, de 43,54%) e superou a Gol em dez pontos percentuais. A companhia laranja ficou com 36,35% de share, índice menor que sua oferta (41,23%) e sua fatia do mercado geral (40,69%).
No internacional, as 27 agências Abracorp mostram que abraçam a companhia nacional: 18,8% de share, contra 9,77% da American Airlines, 8,72% da Air France (com os 2,13% da KLM o grupo passa a AA, ficando em segundo lugar), 7,68% da Tap, 5,46% da Lufthansa, 4,83% da Continental e 4,32% da Delta. A Gol tem apenas 1,91% de share com a Abracorp no internacional, mostrando que nem na América do Sul a companhia é usada em massa pelas agências (a latina preferida é a Copa, com 2,49%).
A tarifa aérea média nacional foi de R$ 411,82 (3,4 milhões de bilhetes vendidos) e a internacional de R$ 2,2 mil (503 mil bilhetes).
ALIANÇAS
A Abracorp também fez uma divisão de share por alianças e a supremacia da Star Alliance foi gritante: a Skyteam ficou com 19,82% das vendas, a Oneworld com 19,19% e a Star Alliance com 42,29%. A empresa mais vendida na Skyteam foi a Air France, com R$ 94,4 milhões. A da Oneworld foi a American Airlines, com R$ 105 milhões e na Star a Tam, com R$ 203 milhões.
A Lan teve R$ 21,4 milhões, número tímido e atrás da Copa e da Aeromexico. O que mostra que a briga vai ser boa entre Oneworld e Star Alliance para conquistarem a Latam.