Claudio Schapochnik   |   16/12/2009 11:57

"Deixamos a política para nossa entidade maior, a Abav", diz Favecc sobre nova associação, ainda sem nome, com TMC

O Favecc e a TMC Brasil estão de fato unidades a partir de hoje. As duas entidades do setor de viagens corporativas lideradas pelos presidentes, respectivamente, Francisco Leme da Silva e André Carvalhal, comunicaram, em entrevista coletiva no hotel Intercontinental São Paulo, a união

O Favecc e a TMC Brasil estão de fato unidas a partir de hoje. As duas entidades do setor de viagens corporativas lideradas pelos presidentes, respectivamente, Francisco Leme da Silva e André Carvalhal, comunicaram, em entrevista coletiva no hotel Intercontinental São Paulo, a união das duas associações. A nova entidade, que ainda não está juridicamente constituída e nem tem nome definido, é responsável por 25% do faturamento total do segmento no País – cerca de R$ 34 bilhões.

“Esse anúncio é um marco para o Brasil, pois estamos criando a maior entidade do setor no País e na América Latina”, resumiu Silva. “Contratamos a consultoria da Deloitte de comum acordo com a TMC Brasil e estamos muito satisfeitos com o desenho que a empresa fez para a nova associação”, completou o dirigente. “Estamos buscando fazer uma entidade profissional e deixamos a política para a nossa entidade maior, a Abav Nacional". O Favecc deixou na semana passada o Conselho Nacional de Turismo (CNT), coordenado pelo MTur e que tem a Abav como um dos membros.

Para Carvalhal, a criação da nova associação é uma “retomada de cinco anos, quando houve uma ruptura”. “Todos nós, associados das duas entidades, não apenas eu nem o Francisco como presidentes, queríamos a mesma coisa: criar uma entidade forte e abrangente, com um desenho feito por uma das maiores consultorias do setor, a Deloitte”, completou o executivo.

DESENHO DA ENTIDADE
Segundo a apresentação do diretor de Consultoria da Deloitte, Henri Vahdat, as atuais 30 empresas das duas entidades – 25 do Favecc e seis da TMC Brasil, mas como a Maringá Turismo está presente nas duas, a consultoria usa o número de 30 membros – serão convidadas a participar da nova entidade. “Trata-se de uma nova associação e, por isso, os proprietários poderão ou não aderir, a decisão é pessoal”, disse Silva.

Haverá uma assembleia geral, um conselho de administração (sete membros), um conselho fiscal (três titulares e três suplentes), seis comitês (adesão/ética, pessoas/capacitação, produto, tecnologia/inovação, regulatório e processos/serviços. “Haverá ainda uma diretoria executiva e profissional, uma secretária, um assistente para comitês e grupos de trabalho e um assistente financeiro”, disse Vahdat. “Também está previsto um conselho consultivo com ex-presidente da nova entidade, que deverá ser formado em 2015”, disse ele.

As empresas associadas serão divididas em quatro segmentos: pequenas, médias, grandes e globais. “Uma empresa global é aquela que está presente em mais de 30 países e três continentes e a grande, assim como a média e a pequena, o critério é o faturamento. Cada empresa pertencerá a apenas uma categoria”, explicou Carvalhal.

Toda a agenda futura da entidade, assim como a criação do nome e do CNPJ e o fechamento das duas entidades antigas, serão definidas e concretizadas a partir do próximo mês.

“Até a criação, agiremos de forma junta e separada ao mesmo tempo”, disse Silva. “E as marcas Favecc e TMC Brasil permanecerão com a nova entidade como propriedade intelectual.”

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados