Iata fala de nova tecnologia na reunião do Favecc
Filipe Reis e Luís Carlos Vargas, da Iata Brasil, foram convidados pelo Favecc e fizeram uma apresentação aos executivos do fórum na Reunião Ordinária 2009 – a última do ano –, que aconteceu hoje pela manhã no hotel Sofitel Jequitimar Guarujá
GUARUJÁ (SP) - Filipe Reis e Luís Carlos Vargas, da Iata Brasil, foram convidados pelo Favecc e fizeram uma apresentação aos executivos do fórum na Reunião Ordinária 2009 – a última do ano –, que aconteceu hoje pela manhã no hotel Sofitel Jequitimar Guarujá, na praia de Pernambuco. Reis, que fez a apresentação, falou, entre outros temas, de novas tecnologias e novos processos que facilitem a vida dos passageiros.
Reis disse que a Iata está conversando com técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) sobre novas formas de identificação dos passageiros. “Há uma norma da Anac, a de número 52, que trata desse tema e estamos reescrevendo-a para agregar novas modalidades que a tecnologia de hoje já permite, como o celular e a internet”, explicou o diretor da Iata Brasil. “Gostaríamos que os dados biométricos e a RIC, a nova carteira de identidade dos brasileiros, aprovada pelo governo federal, onde em um chip estarão armazenadas diversas informações, também sejam aceitos.”
O diretor da Iata Brasil falou ainda da tecnologia e-gates. Trata-se de um boarding pass eletrônico, “que, obviamente, não terá o selo da taxa de embarque, e trará inúmeras facilidades para as aéreas, os aeroportos e os passageiros”, contou ele. “E, por exemplo, se a viagem tiver muitos trechos, apenas um código vai armazenar todas as informações necessárias.”
NOVO TRÂMITE PARA ESTADOS UNIDOS
Filipe Reis ressaltou durante sua apresentação a nova norma do governos dos Estados Unidos, que vai exigir que as aéreas enviem diversas informações dos passageiros antes do embarque para aquele país. “A nova norma começou a valer no mês passado e entrará em vigor de fato em março ou abril de 2010”, afirmou o diretor. “Os GDSs terão um campo para o preenchimento dos dados, que deverá ser digitado no momento da reserva.”
Segundo Reis, a digitação deve ser feita com muita atenção, “pois se os dados não estiverem corretos ou não forem preenchidos corretamente, a reserva cairá”. E, ainda segundo o executivo, “há uma cláusula de privacidade” garantida pelo governo daquele país”.
Para o presidente do Favecc, Francisco Leme da Silva, a apresentação da Iata “foi muito boa, pois conhecemos o que virá pela frente, as tendências”. Segundo ele, a presença dos executivos da Iata revelam que as duas entidades “têm um bom relacionamento e transparência total”.
Reis disse que a Iata está conversando com técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) sobre novas formas de identificação dos passageiros. “Há uma norma da Anac, a de número 52, que trata desse tema e estamos reescrevendo-a para agregar novas modalidades que a tecnologia de hoje já permite, como o celular e a internet”, explicou o diretor da Iata Brasil. “Gostaríamos que os dados biométricos e a RIC, a nova carteira de identidade dos brasileiros, aprovada pelo governo federal, onde em um chip estarão armazenadas diversas informações, também sejam aceitos.”
O diretor da Iata Brasil falou ainda da tecnologia e-gates. Trata-se de um boarding pass eletrônico, “que, obviamente, não terá o selo da taxa de embarque, e trará inúmeras facilidades para as aéreas, os aeroportos e os passageiros”, contou ele. “E, por exemplo, se a viagem tiver muitos trechos, apenas um código vai armazenar todas as informações necessárias.”
NOVO TRÂMITE PARA ESTADOS UNIDOS
Filipe Reis ressaltou durante sua apresentação a nova norma do governos dos Estados Unidos, que vai exigir que as aéreas enviem diversas informações dos passageiros antes do embarque para aquele país. “A nova norma começou a valer no mês passado e entrará em vigor de fato em março ou abril de 2010”, afirmou o diretor. “Os GDSs terão um campo para o preenchimento dos dados, que deverá ser digitado no momento da reserva.”
Segundo Reis, a digitação deve ser feita com muita atenção, “pois se os dados não estiverem corretos ou não forem preenchidos corretamente, a reserva cairá”. E, ainda segundo o executivo, “há uma cláusula de privacidade” garantida pelo governo daquele país”.
Para o presidente do Favecc, Francisco Leme da Silva, a apresentação da Iata “foi muito boa, pois conhecemos o que virá pela frente, as tendências”. Segundo ele, a presença dos executivos da Iata revelam que as duas entidades “têm um bom relacionamento e transparência total”.
*Fonte: O Portal PANROTAS viaja a convite do Favecc