Vendas de agências Favecc caem 14,59% no 1º sem.
As vendas das 25 empresas associadas ao Favecc somaram R$ 2 bilhões no primeiro semestre deste ano, contra R$ 2,3 bilhões no mesmo período de 2008, uma queda de 14,59%. No mesmo período o número de postos de serviços dessas 25 agências cresceu subiu para 346 (30 novos postos)
Os efeitos da crise estão refletidos nos números das 25 agências de viagens corporativas associadas ao Fórum das Agências de Viagens Especializadas em Contas Comerciais (Favecc), que divulgou hoje seu relatório do primeiro semestre do ano. As vendas das 25 empresas somaram R$ 2 bilhões, contra R$ 2,3 bilhões no mesmo período de 2008, uma queda de 14,59%. No mesmo período o número de postos de serviços dessas 25 agências cresceu subiu para 346 (30 a mais que no semestre anterior), quatro filiais foram abertas (chegando a 70) e 257 funcionários deixaram as agências (total hoje é de 3.412).
Segundo o Favecc, os principais motivos dessa queda foram a crise econômica, a gripe suína e a variação cambial que a entrada da Azul e o crescimento da Webjet geraram no doméstico. No internacional, a guerra tarifária foi gerada pelo excesso de oferta e a fraca demanda.
AÉREO
A venda de passagens aéreas nacionais totalizou R$ 902,7 milhões, contra R$ 976,1 milhões no período anterior, e responde por 44.84% das vendas. As passagens internacionais, 33,41% do total vendido, caíram de um movimento de R$ 862,7 milhões no primeiro semestre de 2008 para R$ 672,8 milhões este ano.
HOSPEDAGEM
As hospedagens internacionais cresceram de R$ 32,2 milhões para R$ 36,7 milhões, mas respondem apenas por 1,82% do total de venda das agências. A hospedagem nacional respondeu por 12%, mas também teve queda: passou de R$ 243,5 milhões para R$ 241,4 milhões este ano.
LOCAÇÃO DE AUTOMÓVEIS
A locação de carros sofreu quedas menores. No nacional, a queda foi de R$ 26,4 milhões para R$ 25,6 milhões (1,27% do total vendido). No internacional, as vendas caíram de R$ 5,2 milhões para R$ 4,3 milhões (0,21% do total).
Outros resultados
Incentivos nacionais e eventos: R$ 51,9 milhões (contra R$ 63,4 milhões em 2008)
Incentivos internacionais e eventos: R$ 7 milhões (contra R$ 6,8 milhões)
Pacotes/excursões: R$ 17,7 milhões (nacional) e R$ 13,8 milhões (contra R$ 18,4 milhões)
Cruzeiros: R$ 2,2 milhões (nacional) e R$ 2,1 milhões (internacional)
Cartões de assistência: R$ 291 mil (nacional) e R$ 2,3 milhões (internacional)
Outros: R$ 31,4 milhões (nacional) e R$ 820 milhões (internacional)
Total nacional: R$ 1,27 bilhão (contra R$ 1,37 bilhão)
Total internacional: R$ 739 milhões (contra R$ 931,7 milhões)
Total de vendas Favecc 1º semestre: R$ 2,013 bilhões, queda de 14,59% em relação aos R$ 2,3 bilhões dos seis primeiros meses de 2008
OBS: No quesito OUTROS as agências do Favecc computam rodoviário, vistos, documentação, passaporte, taxas de serviço, trem, transfers, traslados executivos, equipamentos, fretamentos de ônibus, alimentos e bebidas, city-tour, táxi aéreo e assistência aeroportuária
Segundo o Favecc, os principais motivos dessa queda foram a crise econômica, a gripe suína e a variação cambial que a entrada da Azul e o crescimento da Webjet geraram no doméstico. No internacional, a guerra tarifária foi gerada pelo excesso de oferta e a fraca demanda.
AÉREO
A venda de passagens aéreas nacionais totalizou R$ 902,7 milhões, contra R$ 976,1 milhões no período anterior, e responde por 44.84% das vendas. As passagens internacionais, 33,41% do total vendido, caíram de um movimento de R$ 862,7 milhões no primeiro semestre de 2008 para R$ 672,8 milhões este ano.
HOSPEDAGEM
As hospedagens internacionais cresceram de R$ 32,2 milhões para R$ 36,7 milhões, mas respondem apenas por 1,82% do total de venda das agências. A hospedagem nacional respondeu por 12%, mas também teve queda: passou de R$ 243,5 milhões para R$ 241,4 milhões este ano.
LOCAÇÃO DE AUTOMÓVEIS
A locação de carros sofreu quedas menores. No nacional, a queda foi de R$ 26,4 milhões para R$ 25,6 milhões (1,27% do total vendido). No internacional, as vendas caíram de R$ 5,2 milhões para R$ 4,3 milhões (0,21% do total).
Outros resultados
Incentivos nacionais e eventos: R$ 51,9 milhões (contra R$ 63,4 milhões em 2008)
Incentivos internacionais e eventos: R$ 7 milhões (contra R$ 6,8 milhões)
Pacotes/excursões: R$ 17,7 milhões (nacional) e R$ 13,8 milhões (contra R$ 18,4 milhões)
Cruzeiros: R$ 2,2 milhões (nacional) e R$ 2,1 milhões (internacional)
Cartões de assistência: R$ 291 mil (nacional) e R$ 2,3 milhões (internacional)
Outros: R$ 31,4 milhões (nacional) e R$ 820 milhões (internacional)
Total nacional: R$ 1,27 bilhão (contra R$ 1,37 bilhão)
Total internacional: R$ 739 milhões (contra R$ 931,7 milhões)
Total de vendas Favecc 1º semestre: R$ 2,013 bilhões, queda de 14,59% em relação aos R$ 2,3 bilhões dos seis primeiros meses de 2008
OBS: No quesito OUTROS as agências do Favecc computam rodoviário, vistos, documentação, passaporte, taxas de serviço, trem, transfers, traslados executivos, equipamentos, fretamentos de ônibus, alimentos e bebidas, city-tour, táxi aéreo e assistência aeroportuária