Bikes compartilhadas fortalecem concorrência na China
Apenas uma startup chamada Ofo construiu um império de US$ 450 milhões em uma avaliação de mais de US$ 1 bilhão.
Com mais de 1,5 bilhão de habitantes, a China encontra na bicicleta a porta de entrada para a diminuição do intenso trânsito e a poluição nas grandes cidades. Em vista disso, empreendedores do país mais populoso do globo passaram a investir nesse modal no melhor estilo Uber.
Apenas uma startup chamada Ofo construiu um império de US$ 450 milhões em uma avaliação de mais de US$ 1 bilhão. Para crescer em terreno asiático, a empresa recebeu dinheiros de investidores locais e da Rússia e conta com uma frota de mais de 100 bikes. Essa não é apenas a única companhia a arriscar em corridas compartilhadas sobre duas rodas.
De acordo com a Bloomberg, a alta competitividade tem feito com que os serviços ofereçam corridas com custo de um yuan (15 centavos de dólar norte-americano) e até mesmo disponibilizar os veículos de duas rodas gratuitamente. Embora o lucro seja quase impensável nesse estágio, as empresas têm buscado ganhar terreno com esses tipos de ações.
Outras startups, como Mobike, Bluegogo e Forever também buscam penetrar no mercado. “Se você olhar para essas empresas não apenas como veículos de transporte, mas como plataformas de dados de usuários e portões de entrada para outros serviços, há muito valor para explorar. Há também uma demanda significativa para bicicletas em cidades primárias e secundárias, pois o governo limita a quantidade de carros para facilitar os engarrafamentos”, disse o consultor de Internet da Trust Data, Zhou Xin.
Além do mercado doméstico, os empreendedores têm olhado para o Exterior, com fortes apostas na Europa.
Apenas uma startup chamada Ofo construiu um império de US$ 450 milhões em uma avaliação de mais de US$ 1 bilhão. Para crescer em terreno asiático, a empresa recebeu dinheiros de investidores locais e da Rússia e conta com uma frota de mais de 100 bikes. Essa não é apenas a única companhia a arriscar em corridas compartilhadas sobre duas rodas.
De acordo com a Bloomberg, a alta competitividade tem feito com que os serviços ofereçam corridas com custo de um yuan (15 centavos de dólar norte-americano) e até mesmo disponibilizar os veículos de duas rodas gratuitamente. Embora o lucro seja quase impensável nesse estágio, as empresas têm buscado ganhar terreno com esses tipos de ações.
Outras startups, como Mobike, Bluegogo e Forever também buscam penetrar no mercado. “Se você olhar para essas empresas não apenas como veículos de transporte, mas como plataformas de dados de usuários e portões de entrada para outros serviços, há muito valor para explorar. Há também uma demanda significativa para bicicletas em cidades primárias e secundárias, pois o governo limita a quantidade de carros para facilitar os engarrafamentos”, disse o consultor de Internet da Trust Data, Zhou Xin.
Além do mercado doméstico, os empreendedores têm olhado para o Exterior, com fortes apostas na Europa.
*Fonte: Bloomberg