Aeroportos testam sistema que acaba com filas
Em fase de testes no JFK, de Nova York, no aeroporto de Cincinnati, no estado de Ohio, e no aeroporto de Copenhague, na Dinamarca, uma solução logística da BLIP alivia o incômodo das filas por meio de um sistema que conta a quantidade de celulares em uma área de es
Por mais que seja possível fazer um check-in pelo aplicativo ou ocasionalmente passar rapidamente pelo finger, o fim das filas de espera nos aeroportos parece uma condição fora da realidade. Mas se depender da empresa de tecnologia Blip Systems, a demora para conhecer os aeroportos sem fila está com os minutos contados.
Em fase de testes no JFK, de Nova York, no aeroporto de Cincinnati e no aeroporto de Copenhague, na Dinamarca, a solução da Blip alivia o incômodo das filas por meio de um sistema que conta a quantidade de celulares em uma área de espera.
A tecnologia em tempo real alerta equipes de aeroportos sobre acúmulos e mostra o tempo de espera em monitores digitais aos passageiros. A mais recente atualização do programa, aliás, traz uma capacidade de previsão de fluxo futuro de passageiros baseada na combinação de dados históricos e de tempo real.
O novo módulo prevê a demanda de passageiros combinando os dados de voos programados, aumentos esperados, eventos, feriados e outros dados, mostrando ainda a demanda prevista em dias, semanas e meses.
Bem-vinda em aeroportos do mundo inteiro, a solução visa à resolução do imbróglio vivido por agências reguladoras, órgãos governamentais de segurança, linhas aéreas e a própria gerência aeroportuária do mundo todo - além de acabar com o aborrecimento dos passageiros diante das morosas filas. De acordo com pesquisas da Iata, a paciência do cliente começa a ser testada após dez minutos de espera na fila.
A implementação da tecnologia ajuda a resolver um problema permanente especialmente nos aeroportos norte-americanos. Recentemente, nos EUA, o conselho de aeroportos da América do Norte mostrou frustração com os níveis de espera nos embarques - que chega a ser medido em horas - e pediu ações para sanar os problemas de atraso no longo prazo. Assim, a solução vem ao encontro da proposta da associação - de uma colaboração conjunta para se para calcular a demanda e planejar o staff adequado - , que espera ver uma espera máxima de 20 minutos em aeroportos do país todo futuramente.