Especialista mostra como a tecnologia ameaça o Turismo
O Turismo ganhou um novíssimo concorrente, que pode ganhar muito espaço nos próximos anos: a realidade virtual, que já alcança condições de gerar experiências sensitivas para os consumidores sem que eles saiam do lugar. Quem trouxe esse alerta no Forum PANROTAS foi o fundador da Projecthub
O Turismo ganhou um novíssimo concorrente, que pode ganhar muito espaço nos próximos anos: a realidade virtual, que já alcança condições de gerar experiências sensitivas para os consumidores sem que eles saiam do lugar. Quem trouxe esse alerta no Forum PANROTAS Tendências do Turismo foi o fundador da Project Hub, rede internacional para empreendedores da economia criativa no Brasil, Lucas Foster.
Também diretor executivo da rede, Foster apontou que novidades tecnológicas competem pela experiência das pessoas e, em alguns casos, tiram espaço do turismo tradicional. “Estamos o tempo todo concorrendo pelo tempo das pessoas, em uma disputa pelo seu tempo e experiência. Cada vez mais, é preciso se perguntar como vamos aproveitar o tempo dos usuários e tocar suas vidas”, afirmou.
Foster usou o Airbnb, aplicativo que mexeu globalmente no ramo de hospedagem, como exemplo mais próximo do Turismo, assim como o Tinder, que promove encontros e relacionamento, mexeu com a indústria de bares e restaurantes. E, acompanhado de um vídeo que mostra o uso de equipamentos de realidade virtual para simular viagens, Foster citou o Oculus, lançamento recente do Facebook, como o mais novo concorrente do setor turístico.
Ele lembrou também que essas tecnologias têm o argumento de gerar menos impacto ambiental nos lugares, algo que o Turismo tradicional precisa incorporar para si.
SEM MEDO
O executivo da Project Hub lembrou que, apesar do medo imediato que essas mudanças geram nos negócios, o que o Turismo deve buscar é incluir em sua cadeia os conceitos que tornam essas novidades tão impactantes. “Dois elementos que devem ser incorporados são o service design, que constrói soluções não só para viagens, mas para a jornada completa dos turistas, e o human centric design, que coloca no centro das prioridades a experiência humana, e não o negócio em si”, explicou.
É urgente, para ele, a contratação de designers de experiência do usuário pelas agências de Turismo, para incorporar esses conceitos em seus treinamentos. “É natural que as mudanças gerem receio. Mas se vocês trouxerem a tecnologia para serem parceiras do Turismo, isso muda totalmente”, sugeriu.
SOBRE O EVENTO
O Fórum PANROTAS 2016 ocorre nos dias 15 e 16 de março, no Golden Hall do WTC Events Center, na capital paulista. Em sua 14ª edição, o evento tem aliança institucional com a CNC, Sesc e Senac, o apoio institucional do Ministério do Turismo e do Sebrae e patrocínio do Chile, CVC, Air France-KLM, Delta, Gol, Best Western Hotels & Resorts, GJP Hotels & Resorts, HRS Global Hotel Solutions, México, Pernambuco, R1 Soluções Audiovisuais, Sabre, Tap, Beto Carrero World, Esferatur Orinter, GTA Global Travel Assistance, Localiza, Omnibees, Reserve, Visit Orlando, B4T Comm, Cep Transportes, Vice Versa Traduções e programa carbono neutro pela Tour House.
Também diretor executivo da rede, Foster apontou que novidades tecnológicas competem pela experiência das pessoas e, em alguns casos, tiram espaço do turismo tradicional. “Estamos o tempo todo concorrendo pelo tempo das pessoas, em uma disputa pelo seu tempo e experiência. Cada vez mais, é preciso se perguntar como vamos aproveitar o tempo dos usuários e tocar suas vidas”, afirmou.
Foster usou o Airbnb, aplicativo que mexeu globalmente no ramo de hospedagem, como exemplo mais próximo do Turismo, assim como o Tinder, que promove encontros e relacionamento, mexeu com a indústria de bares e restaurantes. E, acompanhado de um vídeo que mostra o uso de equipamentos de realidade virtual para simular viagens, Foster citou o Oculus, lançamento recente do Facebook, como o mais novo concorrente do setor turístico.
Ele lembrou também que essas tecnologias têm o argumento de gerar menos impacto ambiental nos lugares, algo que o Turismo tradicional precisa incorporar para si.
SEM MEDO
O executivo da Project Hub lembrou que, apesar do medo imediato que essas mudanças geram nos negócios, o que o Turismo deve buscar é incluir em sua cadeia os conceitos que tornam essas novidades tão impactantes. “Dois elementos que devem ser incorporados são o service design, que constrói soluções não só para viagens, mas para a jornada completa dos turistas, e o human centric design, que coloca no centro das prioridades a experiência humana, e não o negócio em si”, explicou.
É urgente, para ele, a contratação de designers de experiência do usuário pelas agências de Turismo, para incorporar esses conceitos em seus treinamentos. “É natural que as mudanças gerem receio. Mas se vocês trouxerem a tecnologia para serem parceiras do Turismo, isso muda totalmente”, sugeriu.
SOBRE O EVENTO
O Fórum PANROTAS 2016 ocorre nos dias 15 e 16 de março, no Golden Hall do WTC Events Center, na capital paulista. Em sua 14ª edição, o evento tem aliança institucional com a CNC, Sesc e Senac, o apoio institucional do Ministério do Turismo e do Sebrae e patrocínio do Chile, CVC, Air France-KLM, Delta, Gol, Best Western Hotels & Resorts, GJP Hotels & Resorts, HRS Global Hotel Solutions, México, Pernambuco, R1 Soluções Audiovisuais, Sabre, Tap, Beto Carrero World, Esferatur Orinter, GTA Global Travel Assistance, Localiza, Omnibees, Reserve, Visit Orlando, B4T Comm, Cep Transportes, Vice Versa Traduções e programa carbono neutro pela Tour House.