Henrique Santiago   |   06/01/2016 /01/2

Conheça startups criativas e crie seu próprio negócio

Empreendedores faturam em lacunas deixadas por grandes empresas

Para um bom empreendedor, uma ideia basta. Criatividade e inovação são palavras-chave de um profissional de ponta no mercado. O Turismo é um setor repleto de oportunidades para se investir, já que não é necessário aplicar milhões e milhões de reais do seu próprio bolso e fazer acontecer.



O brasileiro é empreendedor por si só. A veia criativa move pequenos e médios negócios em todo o território. Segundo estudos do Approved Index, o Brasil é o terceiro país mais empreendedor do mundo, com 13,8% da população adulta engajada, estando atrás apenas de Uganda e Tailândia.

As startups são o pontapé inicial para entusiastas que acreditam e investem em uma ideia. E a indústria de viagens está repleta de “gargalos” a serem preenchidos. Seja na hotelaria ou na operação, há sempre uma forma de inovar e entregar um produto diferenciado.

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Para se ter uma ideia da grandeza que uma startup pode ter, o Facebook comprou no ano passado o Whatsapp pela quantia de US$ 19 bilhões. O Instagram veio na conta da empresa de Mark Zuckerberg por US$ 1 bilhão. A Google, por sua vez, pagou US$ 1,6 bilhão do seu caixa para adquirir o Youtube.

Os valores astronômicos também atingem a indústria de viagens. Produtos ainda pouco conhecidos no Brasil, o Uber, serviço de compartilhamento de carona, é avaliado em US$ 51 bilhões. O Airbnb balançou as estruturas da hotelaria tradicional com os aluguéis de quartos e hoje vale US$ 25,5 bilhões.



Para se ter uma ideia, nós somos o quinto maior país do mundo com mais startups, são mais de 621 mil novos negócios, de acordo com o site Start Up Ranking. Por isso, o Portal PANROTAS reuniu seis cases de empresas que iniciaram do zero e se destacam por suas propostas diferenciadas. Confira abaixo:

RENDA EXTRA
O Travelnuts gira em torno do seguinte conceito: maximizar a renda de hotéis ao permitir fazer o up-selling, ou seja, oferecer um produto a mais na hora da venda, como ancillaries e serviços dentro e fora do hotel, a exemplo de atividades locais, jantares, shows, entre outros diretamente aos hóspedes.

Baseado em uma plataforma responsível de e-commerce, o negócio dá aos proprietários a possibilidade de “marcar” o convidado a partir do momento em que ele faz a reserva até o momento de sua estada. A ferramenta gerencia toda a logística, desde a personalização à distribuição das atividades.

Acesse: www.travelnuts.com

NÃO É SÓ COMIDA
Viajar é muito bom, aproveitar a culinária local é ainda melhor. Esqueça a comida do hotel. Eis uma oportunidade de se conectar – e provar – a culinária dos mais diversos países. O Traveling Spoon não dá apenas uma colher de chá ao viajante, como também entrega a oportunidade de se deliciar com autênticas experiências da cozinha regional nas residências de pessoas comuns.



A ideia não passa firmeza? Um time de profissionais do serviço pré-aprova todos os anfitriões para garantir uma experiência agradável e segura aos viajantes. O site foi pensado para destacar duas funções básicas: conhecer o dono de casa e o que ele propõe na cozinha e a reserva de uma refeição.

O Traveling Spoon está disponível em 15 países da Ásia e na Turquia.

Veja aqui: www.travelingspoon.com

ORGANIZAÇÃO
O Travefy é uma ferramenta destinada a planejamento de viagens de grupo. Por meio de um aplicativo, os viajantes podem colaborar em ideias de viagens, criar itinerários e dividir suas experiências.

A startup oferece mais de oito milhões de atividades, restaurantes, acomodações e acordos ao redor do mundo. A gestão de despesas de um grupo pode ser rastreada, paga e coletada com apenas uns cliques.

Além de uma versão gratuita disponível para download, a versão licenciada Travefy Pro é disponibilizado para agentes de viagens.

Clique e conheça: travefy.com

CONSULTORIA
Quer conhecer o Exterior, mas não sabe o que exatamente visitar? O Plan My Travel reúne especialistas em viagens, também chamados de “ninjas”, que oferecem serviços de planejamento personalizado para viajantes de lazer.

Não é necessário o contato com agentes de viagens. Os experts são, em sua maioria, blogueiros, jornalistas de viagens e conservacionistas entusiastas. Os profissionais não recebem comissão, mas cobram um valor fixo para colocar em prática a criação de um itinerário.

Além desta função, o Plan My Travel construiu uma plataforma colaborativa de planejamento de viagens, como um Google Docs, mas para outros fins, que gera conteúdo e experiências para o site.

Acesse: planmy.travel

AIRBNB PARA ASIÁTICOS
Como um Airbnb asiático, o Travelmob é um espaço no qual os viajantes “convidados” podem localizar e reservar quartos cujas propriedades pertencem a “anfitriões” locais na região da Ásia-Pacífico. Os lugares vão de um dormitório l, sobrado ou até mesmo uma vila privada. Os convidados podem entrar em contato com os donos das casas.

Em 2013, a startup foi adquirida pela Home Away que, por sua vez, foi comprada pela Expedia no fim do ano passado.

Saiba mais: www.travelmob.com

CARRO PRETO
Um Uber diferenciado para hotéis. O Virgo é um serviço B2B que oferece corridas de luxo de e para aeroportos para aumentar a renda e o lucro dos empreendimentos.

O diferencial da plataforma é que, por meio de um software avançado, o custo de uma corrida sai abaixo do próprio Uber ou qualquer outro serviço de transporte, e também do custo de distribuição para os hotéis é mais baixo que o de OTAs como Expedia, Booking ou Priceline.

Conheça: www.virgo.limo

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