Amadeus compra fornecedora de TI da Gol e Azul
A Amadeus anunciou a compra, por US$ 830 milhões, da Navitaire, subsidiária da Accenture, e que fornece tecnologia, como sistemas de reservas, e soluções para a indústria de aviação no mundo. A Navitaire tem dois grandes clientes no Brasil, a Gol e a Azul
A Amadeus anunciou a compra, por US$ 830 milhões, da Navitaire, subsidiária da Accenture, e que fornece tecnologia, como sistemas de reservas, e soluções para a indústria de aviação no mundo. A Navitaire tem dois grandes clientes no Brasil, a Gol e a Azul, e é especializada em empresas low cost/low fare, o que vai aumentar a competitividade da Amadeus nesse segmento.
Entre as 50 empresas aéreas clientes da Navitaire estão empresas de baixo custo, mas também as chamadas híbridas, que atendem a vários segmentos. Alguns clientes, além da Gol e da Azul, incluem a Air Canada, Air Asia, Air Asia X (primeira low cost de longo curso do mundo), a americana Frontier, a Jet Star da Austrália, Japão, Ásia e Pacífico, Qantas, a icônica Ryanair, , Tui Fly, Vueling e a mexicana Volaris.
Além de soluções em reservas, a Navitaire fornece soluções de geração de receita, gerenciamento de custos, venda de ancillaries, revenue management, programas de fidelidade, entre outras.
A Amadeus informou que pretende continuar comercializando sua plataforma Altéa e a recém-chegada Navitaire como dois produtos separados e que vai continuar a investir em ambos. A empresa disse acreditar que essa aquisição "vai permitir melhorar a conectividade entre empresas aéreas diferentes mas pertencentes a um mesmo grupo ou alianças, e que a funcionalidade de uma plataforma vai melhorar a da outra.
"Trata-se de um passo significativo para a Amadeus nos segmentos de empresas híbridas ou de baixo custo", disse o presidente e CEO da Amadeus, Luis Maroto. "Empesas de todas as formas e tamanhos encaram um mercado cada vez mais competitivo em busca de um cliente cada vez mais exigente, e essa transação nos dará a habilidade para oferecer a todas as companhias aéreas tecnologia que traga novas receitas e contenha seus custos".
Como parte da compra, cerca de 550 funcionários da Navitaire, deverão ser transferidos para a Amadeus. A expectativa é terminar o processo de aquisição no final do ano.
Em paralelo, a Accenture e a Amadeus concordaram em formar uma aliança para liderar as empresas aéreas pela transformação digital que está ocorrendo na indústria e levar mais eficiência às operações das companhias de aviação. Essa aliança unirá as soluções e experiência da Amadeus e da Navitaire às capacidades globais da Accenture em tecnologia, análises de dados, nuvem, tecnologia móvel e operações. A Accenture passa a ser parceira estratégica da Amadeus em seu negócio de TI para a aviação.
A Accenture também fornecerá à Amadeus infraestrutura terceirizada, e serviços de aplicação, pesquisa e desenvolvimento. A Accenture continuará hospedando serviços para as empresas que são clientes da Navitaire e também para as que comprarem serviços Navitaire no futuro. "A indústria de viagens é um mercado estratégico para a Accenture, e continuaremos a desenvolver nossa prática nessa área para ajudar nossos clientes a mais bem servir seus consumidores digitais", disse Eric Schaeffer, diretor executivo da Accenture.
Entre as 50 empresas aéreas clientes da Navitaire estão empresas de baixo custo, mas também as chamadas híbridas, que atendem a vários segmentos. Alguns clientes, além da Gol e da Azul, incluem a Air Canada, Air Asia, Air Asia X (primeira low cost de longo curso do mundo), a americana Frontier, a Jet Star da Austrália, Japão, Ásia e Pacífico, Qantas, a icônica Ryanair, , Tui Fly, Vueling e a mexicana Volaris.
Além de soluções em reservas, a Navitaire fornece soluções de geração de receita, gerenciamento de custos, venda de ancillaries, revenue management, programas de fidelidade, entre outras.
A Amadeus informou que pretende continuar comercializando sua plataforma Altéa e a recém-chegada Navitaire como dois produtos separados e que vai continuar a investir em ambos. A empresa disse acreditar que essa aquisição "vai permitir melhorar a conectividade entre empresas aéreas diferentes mas pertencentes a um mesmo grupo ou alianças, e que a funcionalidade de uma plataforma vai melhorar a da outra.
"Trata-se de um passo significativo para a Amadeus nos segmentos de empresas híbridas ou de baixo custo", disse o presidente e CEO da Amadeus, Luis Maroto. "Empesas de todas as formas e tamanhos encaram um mercado cada vez mais competitivo em busca de um cliente cada vez mais exigente, e essa transação nos dará a habilidade para oferecer a todas as companhias aéreas tecnologia que traga novas receitas e contenha seus custos".
Como parte da compra, cerca de 550 funcionários da Navitaire, deverão ser transferidos para a Amadeus. A expectativa é terminar o processo de aquisição no final do ano.
Em paralelo, a Accenture e a Amadeus concordaram em formar uma aliança para liderar as empresas aéreas pela transformação digital que está ocorrendo na indústria e levar mais eficiência às operações das companhias de aviação. Essa aliança unirá as soluções e experiência da Amadeus e da Navitaire às capacidades globais da Accenture em tecnologia, análises de dados, nuvem, tecnologia móvel e operações. A Accenture passa a ser parceira estratégica da Amadeus em seu negócio de TI para a aviação.
A Accenture também fornecerá à Amadeus infraestrutura terceirizada, e serviços de aplicação, pesquisa e desenvolvimento. A Accenture continuará hospedando serviços para as empresas que são clientes da Navitaire e também para as que comprarem serviços Navitaire no futuro. "A indústria de viagens é um mercado estratégico para a Accenture, e continuaremos a desenvolver nossa prática nessa área para ajudar nossos clientes a mais bem servir seus consumidores digitais", disse Eric Schaeffer, diretor executivo da Accenture.