Artur Luiz Andrade   |   01/07/2015 22:59

Amadeus compra fornecedora de TI da Gol e Azul

A Amadeus anunciou a compra, por US$ 830 milhões, da Navitaire, subsidiária da Accenture, e que fornece tecnologia, como sistemas de reservas, e soluções para a indústria de aviação no mundo. A Navitaire tem dois grandes clientes no Brasil, a Gol e a Azul

A Amadeus anunciou a compra, por US$ 830 milhões, da Navitaire, subsidiária da Accenture, e que fornece tecnologia, como sistemas de reservas, e soluções para a indústria de aviação no mundo. A Navitaire tem dois grandes clientes no Brasil, a Gol e a Azul, e é especializada em empresas low cost/low fare, o que vai aumentar a competitividade da Amadeus nesse segmento.

Entre as 50 empresas aéreas clientes da Navitaire estão empresas de baixo custo, mas também as chamadas híbridas, que atendem a vários segmentos. Alguns clientes, além da Gol e da Azul, incluem a Air Canada, Air Asia, Air Asia X (primeira low cost de longo curso do mundo), a americana Frontier, a Jet Star da Austrália, Japão, Ásia e Pacífico, Qantas, a icônica Ryanair, , Tui Fly, Vueling e a mexicana Volaris.

Além de soluções em reservas, a Navitaire fornece soluções de geração de receita, gerenciamento de custos, venda de ancillaries, revenue management, programas de fidelidade, entre outras.

A Amadeus informou que pretende continuar comercializando sua plataforma Altéa e a recém-chegada Navitaire como dois produtos separados e que vai continuar a investir em ambos. A empresa disse acreditar que essa aquisição "vai permitir melhorar a conectividade entre empresas aéreas diferentes mas pertencentes a um mesmo grupo ou alianças, e que a funcionalidade de uma plataforma vai melhorar a da outra.

"Trata-se de um passo significativo para a Amadeus nos segmentos de empresas híbridas ou de baixo custo", disse o presidente e CEO da Amadeus, Luis Maroto. "Empesas de todas as formas e tamanhos encaram um mercado cada vez mais competitivo em busca de um cliente cada vez mais exigente, e essa transação nos dará a habilidade para oferecer a todas as companhias aéreas tecnologia que traga novas receitas e contenha seus custos".

Como parte da compra, cerca de 550 funcionários da Navitaire, deverão ser transferidos para a Amadeus. A expectativa é terminar o processo de aquisição no final do ano.

Em paralelo, a Accenture e a Amadeus concordaram em formar uma aliança para liderar as empresas aéreas pela transformação digital que está ocorrendo na indústria e levar mais eficiência às operações das companhias de aviação. Essa aliança unirá as soluções e experiência da Amadeus e da Navitaire às capacidades globais da Accenture em tecnologia, análises de dados, nuvem, tecnologia móvel e operações. A Accenture passa a ser parceira estratégica da Amadeus em seu negócio de TI para a aviação.

A Accenture também fornecerá à Amadeus infraestrutura terceirizada, e serviços de aplicação, pesquisa e desenvolvimento. A Accenture continuará hospedando serviços para as empresas que são clientes da Navitaire e também para as que comprarem serviços Navitaire no futuro. "A indústria de viagens é um mercado estratégico para a Accenture, e continuaremos a desenvolver nossa prática nessa área para ajudar nossos clientes a mais bem servir seus consumidores digitais", disse Eric Schaeffer, diretor executivo da Accenture.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados