Lan bate o martelo e Tam troca Amadeus por Sabre
O grupo Latam anunciou que selecionou a Sabre Corporation como seu fornecedor de sistema de reservas e check-in, além de outras soluções tecnológicas
Em 14 de novembro de 2009, a Tam realizou uma das mais complexas migrações de sistema na aviação brasileira, trocando o Sabre pelo Amadeus como provedor de soluções tecnológicas e sistemas (ou seja, todo o back-office, nada tendo a ver com a função GDS dos mesmos). Com a compra da Tam pela Lan, o mercado se perguntou por um bom tempo se haveria um retorno da empresa brasileira ao Sabre, usado pela Lan, ou se seria o contrário, com o Grupo Latam aderindo ao Amadeus.
Hoje essa dúvida se dissipou e deu Sabre na cabeça. O grupo Latam anunciou que selecionou a Sabre Corporation como seu fornecedor de sistema de reservas e check-in, além de outras soluções para gestão de tripulações e aeroportos, escala e operações de voos, esses últimos concentrados no portfólio Sabre Air Centre. O Grupo Latam Airlines e todas as suas afiliadas terão acesso integral, ainda, a soluções para planejamento comercial, gestão de revenue e projeção de malhas aéreas, por meio do portfólio Sabre Air Vision.
A Tam ainda não informou o cronograma de migração do Amadeus para o Sabre, nem os efeitos que isso terá em reservas e no operacional para as agências de viagens.
A Lan é cliente das soluções Sabre desde 2012 e agora a Tam oficialmente migrará para a tecnologia do Sabre Sonic CSS, criando um sistema unificado de reservas para todo o Grupo Latam (apenas a Tam, como parte do grupo, usava o Amadeus como provedor de tecnologia). As unidades Lan no Chile, Peru, Argentina, Colômbia e Equador já operam com a tecnologia Sabre.
Segundo o Sabre, “a migração da Tam ao Sabre Sonic CSS representará a maior implementação de tecnologia para reservas de passageiros na história da aviação comercial da América Latina”.
O Grupo Latam atende mais de 67 milhões de passageiros por ano com uma rede em contínua expansão de 135 destinos em todo o mundo. Para o CEO do grupo, Enrique Cueto, “nossa estratégia de crescimento está baseada em criar e disponibilizar uma experiência diferenciada para nossos passageiros, além da consistência e eficiência operacional em toda nossa rede. A tecnologia do Sabre é um fator fundamental para atingir com sucesso este objetivo”.
Tom Klein, presidente e CEO da Sabre Corporation, acrescenta que “o Grupo Latam Airlines é um dos maiores e mais bem-sucedidos grupos de companhias aéreas no mundo, e o Sabre tem muito orgulho em expandir essa parceria como um de seus principais fornecedores de tecnologia”.
Hoje essa dúvida se dissipou e deu Sabre na cabeça. O grupo Latam anunciou que selecionou a Sabre Corporation como seu fornecedor de sistema de reservas e check-in, além de outras soluções para gestão de tripulações e aeroportos, escala e operações de voos, esses últimos concentrados no portfólio Sabre Air Centre. O Grupo Latam Airlines e todas as suas afiliadas terão acesso integral, ainda, a soluções para planejamento comercial, gestão de revenue e projeção de malhas aéreas, por meio do portfólio Sabre Air Vision.
A Tam ainda não informou o cronograma de migração do Amadeus para o Sabre, nem os efeitos que isso terá em reservas e no operacional para as agências de viagens.
A Lan é cliente das soluções Sabre desde 2012 e agora a Tam oficialmente migrará para a tecnologia do Sabre Sonic CSS, criando um sistema unificado de reservas para todo o Grupo Latam (apenas a Tam, como parte do grupo, usava o Amadeus como provedor de tecnologia). As unidades Lan no Chile, Peru, Argentina, Colômbia e Equador já operam com a tecnologia Sabre.
Segundo o Sabre, “a migração da Tam ao Sabre Sonic CSS representará a maior implementação de tecnologia para reservas de passageiros na história da aviação comercial da América Latina”.
O Grupo Latam atende mais de 67 milhões de passageiros por ano com uma rede em contínua expansão de 135 destinos em todo o mundo. Para o CEO do grupo, Enrique Cueto, “nossa estratégia de crescimento está baseada em criar e disponibilizar uma experiência diferenciada para nossos passageiros, além da consistência e eficiência operacional em toda nossa rede. A tecnologia do Sabre é um fator fundamental para atingir com sucesso este objetivo”.
Tom Klein, presidente e CEO da Sabre Corporation, acrescenta que “o Grupo Latam Airlines é um dos maiores e mais bem-sucedidos grupos de companhias aéreas no mundo, e o Sabre tem muito orgulho em expandir essa parceria como um de seus principais fornecedores de tecnologia”.