Facebook é a rede social mais utilizada por agentes
Um estudo realizado pelo Ipeturis (Instituto de Pesquisas, Estudos e Capacitação em Turismo), por encomenda do Sindetur-SP, mapeou o uso das mídias sociais no setor de agenciamento turístico.
Um estudo realizado pelo Ipeturis (Instituto de Pesquisas, Estudos e Capacitação em Turismo), por encomenda do Sindetur-SP, mapeou o uso das mídias sociais no setor de agenciamento turístico. De acordo com a pesquisa, 54% das agências entrevistadas utilizam a rede para aumentar as vendas e fidelizar clientes. Citado pela maioria (97%) das empresas de turismo consultadas, o Facebook é a mídia social mais popular. Twitter (53,3%), You Tube (19,6%), Linkedin (16,3%), Google + (11,5%), Orkut (12,5%) e outros (11,4%) complementam a pesquisa.
Para o diretor do Ipeturis, Marciano Freire, o estudo permite identificar como o consumidor mudou sua forma de pesquisar e planejar viagens. “Com a evolução tecnológica, as mídias sociais se tornaram indispensáveis para o trabalho dos agentes de turismo na comunicação com o cliente. Quem saiu na frente já ocupa um valioso espaço no mercado.”
NA REDE
A maioria dos entrevistados (85%), mesmo aqueles que não aderiram à rede, considera sua importância no aumento do fluxo dos negócios. “O fato de reconhecerem a relevância das mídias sociais diante da concorrência no mercado atual pode indicar um processo de crescimento no uso da rede ao longo dos próximos meses ou anos”, analisa o presidente do Sindetur-SP, Eduardo Nascimento.
A postagem de notícias (88,6%) e a realização de campanhas de marketing (85,9%), além da comunicação com clientes (81%) são as principais funções das mídias sociais entre as empresas do setor de turismo. A pesquisa identificou que ainda falta informação no segmento turístico quanto aos benefícios das mídias sociais para as empresas, bem como a necessidade de capacitação no uso adequado da rede.
Para o diretor do Ipeturis, Marciano Freire, o estudo permite identificar como o consumidor mudou sua forma de pesquisar e planejar viagens. “Com a evolução tecnológica, as mídias sociais se tornaram indispensáveis para o trabalho dos agentes de turismo na comunicação com o cliente. Quem saiu na frente já ocupa um valioso espaço no mercado.”
NA REDE
A maioria dos entrevistados (85%), mesmo aqueles que não aderiram à rede, considera sua importância no aumento do fluxo dos negócios. “O fato de reconhecerem a relevância das mídias sociais diante da concorrência no mercado atual pode indicar um processo de crescimento no uso da rede ao longo dos próximos meses ou anos”, analisa o presidente do Sindetur-SP, Eduardo Nascimento.
A postagem de notícias (88,6%) e a realização de campanhas de marketing (85,9%), além da comunicação com clientes (81%) são as principais funções das mídias sociais entre as empresas do setor de turismo. A pesquisa identificou que ainda falta informação no segmento turístico quanto aos benefícios das mídias sociais para as empresas, bem como a necessidade de capacitação no uso adequado da rede.