Cluster da BA lança livro com estratégias para Salvador
O Cluster de Entretenimento, Cultura e Turismo da Bahia lança hoje às 18 horas, no hotel Pestana Bahia, em Salvador, o livro Diretrizes Estratégicas para a Promoção de Salvador e Entorno.
O Cluster de Entretenimento, Cultura e Turismo da Bahia lança hoje às 18 horas, no hotel Pestana Bahia, em Salvador, o livro Diretrizes Estratégicas para a Promoção de Salvador e Entorno. Editado pelo Sebrae, a publicação traz as diretrizes desenvolvidas pelas lideranças do turismo da Bahia, associadas ao Cluster, para a gestão público-privada de um novo modelo de turismo sustentável para a Bahia, permitindo assim melhorar de forma permanente a competitividade do destino, a satisfação dos visitantes e os resultados econômicos do setor no Estado.
As diretrizes são: atratividade, marketing, produtividade e gestão, acompanhadas de oito macroestratégias. “Pretendemos que este seja um documento de posicionamento do setor privado sobre as necessidades imperiosas do turismo e de diálogo aberto com o poder público e a sociedade. Mais do que isso, esperamos conscientizar sobre a necessidade da preparação de um poderoso plano de marketing de destino de Salvador e entorno que culmine na criação de uma eficiente entidade de gestão público-privada do turismo em um futuro próximo”, afirmou o presidente do Cluster da Bahia, Xavier Veciana.
De acordo com o livro, a Bahia se posicionou como o destino turístico litorâneo de maior crescimento e notoriedade do Brasil. Desenvolveu um forte planejamento e promoção de “primeira geração”, que consistiu em definir os pólos de desenvolvimento turístico do Estado e promover a demanda de visitantes e investidores. “A história da baianidade, do seu pluralismo étnico, da sua diversidade cultural, da sua flexibilidade humana e criatividade popular formam hoje um patrimônio único e vivo que posicionam a Bahia como um destino privilegiado para o desenvolvimento do turismo, da cultura e do entretenimento como meios de gerar riqueza e equilibrar a distribuição econômica futura em benefício de todo seu povo”, observa Veciana.
O livro sugere então que Salvador precisa com urgência de um plano de turismo moderno e de uma entidade de turismo eficiente e focada nos resultados. Sugere ainda serem necessárias políticas e investimentos públicos que saibam controlar e transformar as grandes forças do crescimento em um desenvolvimento sustentável que favoreça a qualidade de vida do cidadão e a qualidade da experiência dos visitantes.
As diretrizes são: atratividade, marketing, produtividade e gestão, acompanhadas de oito macroestratégias. “Pretendemos que este seja um documento de posicionamento do setor privado sobre as necessidades imperiosas do turismo e de diálogo aberto com o poder público e a sociedade. Mais do que isso, esperamos conscientizar sobre a necessidade da preparação de um poderoso plano de marketing de destino de Salvador e entorno que culmine na criação de uma eficiente entidade de gestão público-privada do turismo em um futuro próximo”, afirmou o presidente do Cluster da Bahia, Xavier Veciana.
De acordo com o livro, a Bahia se posicionou como o destino turístico litorâneo de maior crescimento e notoriedade do Brasil. Desenvolveu um forte planejamento e promoção de “primeira geração”, que consistiu em definir os pólos de desenvolvimento turístico do Estado e promover a demanda de visitantes e investidores. “A história da baianidade, do seu pluralismo étnico, da sua diversidade cultural, da sua flexibilidade humana e criatividade popular formam hoje um patrimônio único e vivo que posicionam a Bahia como um destino privilegiado para o desenvolvimento do turismo, da cultura e do entretenimento como meios de gerar riqueza e equilibrar a distribuição econômica futura em benefício de todo seu povo”, observa Veciana.
O livro sugere então que Salvador precisa com urgência de um plano de turismo moderno e de uma entidade de turismo eficiente e focada nos resultados. Sugere ainda serem necessárias políticas e investimentos públicos que saibam controlar e transformar as grandes forças do crescimento em um desenvolvimento sustentável que favoreça a qualidade de vida do cidadão e a qualidade da experiência dos visitantes.