Alberto Cestrone assume presidência da ABR; fotos
Associação Brasileira de Resorts investirá em mercados importantes do Brasil
Aconteceu hoje em São Paulo a assembleia geral da Associação Brasileira de Resorts (ABR), que teve uma única chapa eleitoral inscrita e oficializou Alberto Cestrone, diretor geral do Infinity Blue (SC), como presidente para o biênio 2018-2019. O anúncio oficial foi marcado por um clima de parceria entre antiga e nova gestão, que prometeram unir esforços para expandir a entidade nacional e internacionalmente.
“A maior parte da diretoria passada continua agora porque acreditamos que o trabalho não é feito por um período de dois anos, mas sim, que é algo contínuo”, afirma o novo presidente. “A modernização e reformulação da marca, além do reforço da presença institucional em Brasília e engajamento nas mídias sociais, representam um trabalho muito grande da gestão anterior. Isso fez com que a ABR virasse um ponto de referência no Turismo e vamos manter esse trabalho”, prometeu Cestrone.
MUDANÇAS E BALANÇO
Em relação às novidades, haverá uma remodelação de eventos com os agentes de viagens, operadores e OTAs, com workshops direcionados em mercados importantes, como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A nova gestão prometeu também que não deixará de lado ações voltadas ao público diversificado, como o LGBT, e já planeja reuniões com entidades estratégicas. Além disso, o nível de fiscalização da qualidade dos resorts permanece forte. Durante o encontro, o índice de satisfação dos hóspedes foi motivo de comemoração: no período de janeiro a novembro, o número cresceu mais de 3% em relação ao ano passado, de 87,9% para 90,5%.
“Um grande diferencial da ABR é que ela chancela a qualidade dos resorts, pois acontece uma bateria de classificação, bem composta e estruturada, antes de associá-los, e avalia-se mensalmente a qualidade dos empreendimentos. Para isso, utilizamos o sistema Review Pro, o mesmo adotado pela Fifa para analisar a qualidade da rede hoteleira de onde a federação irá realizar as suas edições da Copa do Mundo”, explica o ex-presidente Luigi Rotunno, que comanda o La Torre Resort, de Porto Seguro (BA). “Tínhamos seis ou sete, dos 48 associados, abaixo de 80% de satisfação e hoje esse número está zerado”.
No entanto, Rotunno citou a provável queda da taxa média de ocupação dos resorts associados em 2017: o índice deve cair de 63,5%, alcançado no ano passado, para 61%, devido a uma diminuição de reservas no mês de julho – que a associação considera importante para o equilíbrio anual – e os meses de maio e junho tiveram o menor índice de intenção de reservas em cinco anos. “Mesmo assim, a intenção registrada em outubro e novembro para reservas no verão é a maior nos últimos dois anos, algo que reforça o comportamento inconstante do brasileiro”, pontua.
NOVA DIREÇÃO
Completam a chapa o vice-presidente Sérgio Souza (Casa Grande), o diretor financeiro João Carlos Pollak (Sofitel Guarujá Jequitimar), a diretora de Comunicação, Marketing e Mídias Sociais, Carollina Abud (Grand Palladium Imbassaí), o diretor de Desenvolvimento, Rafael Pires (Costão do Santinho), o diretor de Inteligência de Negócios, Juan Andrade (GJP Hotels – Wish Foz do Iguaçu), o diretor de Relações Institucionais, Munir Calaça (Rio Quente Resorts), e o diretor de Feiras e Eventos, Orlando Giglio (Iberostar). Os diretores suplentes são Rodrigo Lins (Nannai Resort) e Sérgio Paraíso (Summerville Beach Resort). Quem assume a função de diretor executivo é João Bueno, advogado especialista em associações.
Veja mais fotos na galeria abaixo:
“A maior parte da diretoria passada continua agora porque acreditamos que o trabalho não é feito por um período de dois anos, mas sim, que é algo contínuo”, afirma o novo presidente. “A modernização e reformulação da marca, além do reforço da presença institucional em Brasília e engajamento nas mídias sociais, representam um trabalho muito grande da gestão anterior. Isso fez com que a ABR virasse um ponto de referência no Turismo e vamos manter esse trabalho”, prometeu Cestrone.
MUDANÇAS E BALANÇO
Em relação às novidades, haverá uma remodelação de eventos com os agentes de viagens, operadores e OTAs, com workshops direcionados em mercados importantes, como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A nova gestão prometeu também que não deixará de lado ações voltadas ao público diversificado, como o LGBT, e já planeja reuniões com entidades estratégicas. Além disso, o nível de fiscalização da qualidade dos resorts permanece forte. Durante o encontro, o índice de satisfação dos hóspedes foi motivo de comemoração: no período de janeiro a novembro, o número cresceu mais de 3% em relação ao ano passado, de 87,9% para 90,5%.
“Um grande diferencial da ABR é que ela chancela a qualidade dos resorts, pois acontece uma bateria de classificação, bem composta e estruturada, antes de associá-los, e avalia-se mensalmente a qualidade dos empreendimentos. Para isso, utilizamos o sistema Review Pro, o mesmo adotado pela Fifa para analisar a qualidade da rede hoteleira de onde a federação irá realizar as suas edições da Copa do Mundo”, explica o ex-presidente Luigi Rotunno, que comanda o La Torre Resort, de Porto Seguro (BA). “Tínhamos seis ou sete, dos 48 associados, abaixo de 80% de satisfação e hoje esse número está zerado”.
No entanto, Rotunno citou a provável queda da taxa média de ocupação dos resorts associados em 2017: o índice deve cair de 63,5%, alcançado no ano passado, para 61%, devido a uma diminuição de reservas no mês de julho – que a associação considera importante para o equilíbrio anual – e os meses de maio e junho tiveram o menor índice de intenção de reservas em cinco anos. “Mesmo assim, a intenção registrada em outubro e novembro para reservas no verão é a maior nos últimos dois anos, algo que reforça o comportamento inconstante do brasileiro”, pontua.
NOVA DIREÇÃO
Completam a chapa o vice-presidente Sérgio Souza (Casa Grande), o diretor financeiro João Carlos Pollak (Sofitel Guarujá Jequitimar), a diretora de Comunicação, Marketing e Mídias Sociais, Carollina Abud (Grand Palladium Imbassaí), o diretor de Desenvolvimento, Rafael Pires (Costão do Santinho), o diretor de Inteligência de Negócios, Juan Andrade (GJP Hotels – Wish Foz do Iguaçu), o diretor de Relações Institucionais, Munir Calaça (Rio Quente Resorts), e o diretor de Feiras e Eventos, Orlando Giglio (Iberostar). Os diretores suplentes são Rodrigo Lins (Nannai Resort) e Sérgio Paraíso (Summerville Beach Resort). Quem assume a função de diretor executivo é João Bueno, advogado especialista em associações.
Veja mais fotos na galeria abaixo: