Ministro: Infraero não será privatizada mas pode abrir capital
O ministro dos Transportes, Maurício Quintella, negou nesta terça-feira (8) que o governo tenha planos de privatizar a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).
O ministro dos Transportes, Maurício Quintella, negou nesta terça-feira (8) que o governo tenha planos de privatizar a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). No entanto, o ministro admitiu a possibilidade de que parte do capital da empresa seja aberto.
O governo, segundo Quintella, nunca anunciou a privatização total da Infraero, uma vez que o plano é justamente recuperar a estatal. “A ideia é dar à Infraero condições para ser sustentável”, afirmou ele em audiência pública na Comissão de Infraestrutura do Senado.
O ministro não descartou a possibilidade de se vender mais de 50% da empresa – o que renderia mais flexibilidade administrativa para a Infraero, pois suas compras não ficariam atreladas às regras da Lei nº 8.666, que trata das licitações no setor público, conforme explicou Quintella.
A expectativa, portanto, é que, com abertura de capital, a gestão da Infraero melhore e a empresa se modernize tecnologicamente. Após registar prejuízo de cerca de R$ 3 bilhões entre 2013 e 2015, além de R$ 750 milhões no ano passado, a Infraero deve lucrar R$ 400 milhões neste ano. O resultado se deve a um perdão de dívida de R$ 1,8 bilhão que a estatal tinha com o Tesouro.
O governo, segundo Quintella, nunca anunciou a privatização total da Infraero, uma vez que o plano é justamente recuperar a estatal. “A ideia é dar à Infraero condições para ser sustentável”, afirmou ele em audiência pública na Comissão de Infraestrutura do Senado.
O ministro não descartou a possibilidade de se vender mais de 50% da empresa – o que renderia mais flexibilidade administrativa para a Infraero, pois suas compras não ficariam atreladas às regras da Lei nº 8.666, que trata das licitações no setor público, conforme explicou Quintella.
A expectativa, portanto, é que, com abertura de capital, a gestão da Infraero melhore e a empresa se modernize tecnologicamente. Após registar prejuízo de cerca de R$ 3 bilhões entre 2013 e 2015, além de R$ 750 milhões no ano passado, a Infraero deve lucrar R$ 400 milhões neste ano. O resultado se deve a um perdão de dívida de R$ 1,8 bilhão que a estatal tinha com o Tesouro.
*Fonte: Agência Brasil