"Nova Embratur" aposta em parcerias com iniciativa privada
Com a alteração do Instituto Brasileiro de Turismo para agência, o órgão deve focar em aumentar o número de parcerias com iniciativas privadas, através das PPPs (Parceria Público-Privada); entenda
A transformação da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) em agência, que será chamada Agência Brasileira de Promoção do Turismo, abre as portas para a ampliação de investimentos e compartilhamento de custos com a iniciativa privada, visando impulsionar a promoção do Brasil como destino turístico no Exterior. O presidente Michel Temer encaminhou ao Congresso Nacional na semana passada a medida provisória que transforma a Embratur em uma agência, além de assinar a nova Lei Geral do Turismo.
Segundo comunicado do órgão, a “Nova Embratur” poderá realizar as chamadas Parcerias Público-Privadas (PPPs), promovendo com empresas tanto nacionais quanto internacionais ações de marketing e apoio à comercialização voltadas à promoção do País, mediante aporte financeiro mútuo, o que poderá “alavancar o Turismo internacional”.
“O fortalecimento de PPPs, uma importante bandeira defendida pela Embratur, ao lado da ampliação de atuação de parques temáticos e da criação de AEITs (Áreas Especiais de Interesse Turístico), já está inserida na nova Lei Geral do Turismo”, afirmou o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz. “São medidas que reforçam a criação de um ambiente favorável para que o Turismo se transforme em uma alavanca da economia brasileira”, complementou.
Para o ministro de Turismo do País, Marx Beltrão, “precisamos criar condições para que os empresários invistam no País”, e essa alteração da Embratur para agência foi uma das soluções encontradas.
“Além da redução de custos, essa parcerias visam, especialmente, qualidade e continuidade nas ações que vamos realizar no exterior com resultados efetivos. E, nesse âmbito de investimentos privados no turismo, nosso compromisso será sempre o de trabalhar com transparência”, concluiu Vinicius Lummertz