Rito para julgamento do impeachment será definido hoje
Será definido nesta quarta-feira (17), pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, o roteiro do julgamento final da presidenta afastada Dilma Rousseff. O ministro irá se reunir com o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), e com líderes partid&aacut
Será definido hoje pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, o roteiro do julgamento final da presidenta afastada Dilma Rousseff. O ministro irá se reunir com o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), e com líderes partidários, às 11h, para acertar os detalhes do julgamento que deverá começar no próximo dia 25, no plenário do Senado.
O tempo que cada senador e as testemunhas terão para falar ainda deverá ser definido. Lewandowski também deverá determinar o tempo que vai durar cada dia do julgamento, além dos intervalos e se serão convocadas sessões no fim de semana, como defendem aliados do presidente interino Michel Temer – embora, anteriormente, o ministro tivesse adiantado que não pretendia marcar sessões no fim de semana.
Outra questão levantada diz respeito ao dia em que Dilma poderá comparecer pessoalmente para se defender das acusações, caso seja de sua vontade. A presidente afastada irá a julgamento por crimes de responsabilidade fiscal e pode perder definitivamente o mandato.
VOTAÇÃO FINAL
Para afastar definitivamente Dilma Rousseff do mandato, serão necessários desta vez dois terços dos votos, ou seja, o apoio de, no mínimo, 54 dos 81 senadores. Se esse cenário se confirmar, o presidente interino assume definitivamente do cargo e a petista também fica inelegível por oito anos. Se o mínimo necessário para o impeachment não for alcançado, ela retoma o mandato, e o processo no Senado é arquivado.
*Fonte: Agência Brasil