Tribunal de Contas diz que gestão do MTur é exemplar
Uma reunião entre representantes do Tribunal de Contas da União e do Ministério do Turismo promoveu um intercâmbio de boas práticas de gestão. O MTur apresentou dois sistemas que foram criados pelo ministério.
Uma reunião entre representantes do Tribunal de Contas da União e do Ministério do Turismo promoveu um intercâmbio de boas práticas de gestão. O MTur apresentou dois sistemas que foram criados pelo ministério. Um deles é o Sistema de Acompanhamento dos Contratos de Repasse (Siacor), desenvolvido em 2011 e que permite a qualquer cidadão o monitoramento on-line dos contratos de execução de obras de infraestrutura do MTur, pelo site www.repasse.turismo.gov.br. O Siacor também facilita a comunicação do Ministério do Turismo com os governos estaduais, municipais e órgãos de controle, como a Controladoria Geral da União e o Tribunal de Contas da União.
Já o sistema de Controle das Demandas Externas (www.cde.mtur.gov.br/cde), lançado no mês passado, é um cadastro inteligente de solicitações de órgãos de controle externos que direciona eletronicamente os pedidos a áreas específicas do Ministério do Turismo. O cadastro permite que os órgãos de controle solicitem documentos e informações pelo site.
O Siacor já está em funcionamento nos ministérios das Cidades, Esporte e Cultura e está em fase implantação nas pastas das Comunicações e do Trabalho, segundo o ministro do Turismo, Gastão Vieira. "A transparência é um instrumento fundamental para construirmos um modelo participativo de trabalho com a sociedade", destacou o ministro do Turismo, que deu ênfase à portaria 112, que regulamenta os instrumentos de repasse da pasta.
"Quando tomei conhecimento das ações que estavam sendo feitas no Ministério do Turismo fiquei muito satisfeito. Buscamos bons exemplos para o aperfeiçoamento da gestão pública a serem seguidos", comentou o presidente do TCU, Augusto Nardes. Ele relembrou o histórico da pasta e ressaltou o esforço da atual gestão em garantir transparência às ações da pasta.
Já o sistema de Controle das Demandas Externas (www.cde.mtur.gov.br/cde), lançado no mês passado, é um cadastro inteligente de solicitações de órgãos de controle externos que direciona eletronicamente os pedidos a áreas específicas do Ministério do Turismo. O cadastro permite que os órgãos de controle solicitem documentos e informações pelo site.
O Siacor já está em funcionamento nos ministérios das Cidades, Esporte e Cultura e está em fase implantação nas pastas das Comunicações e do Trabalho, segundo o ministro do Turismo, Gastão Vieira. "A transparência é um instrumento fundamental para construirmos um modelo participativo de trabalho com a sociedade", destacou o ministro do Turismo, que deu ênfase à portaria 112, que regulamenta os instrumentos de repasse da pasta.
"Quando tomei conhecimento das ações que estavam sendo feitas no Ministério do Turismo fiquei muito satisfeito. Buscamos bons exemplos para o aperfeiçoamento da gestão pública a serem seguidos", comentou o presidente do TCU, Augusto Nardes. Ele relembrou o histórico da pasta e ressaltou o esforço da atual gestão em garantir transparência às ações da pasta.