Felipe Niemeyer   |   09/12/2009 10:37

Capitais melhoraram competitividade

Segundo o Estudo de Competitividade dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional – Relatório Brasil 2009, os municípios brasileiros estão mais bem estruturados para receber turistas.

Segundo o Estudo de Competitividade dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional – Relatório Brasil 2009, os municípios brasileiros estão mais bem estruturados para receber turistas. O levantamento, feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) a pedido do Ministério do Turismo (MTur) e do Sebrae Nacional, foi divulgado ontem (dia 8), pelo ministro do Turismo, Luiz Barretto, em Brasília (DF).

As capitais apresentaram os melhores resultados na comparação com a pesquisa divulgada em 2008. Em uma escala de 1 a 5, que mede o desempenho da localidade em cada uma das 13 dimensões pesquisadas com notas de 0 a 100, saltaram do nível 3 para o 4. Ou seja, atingiram “as condições adequadas para a atividade turística considerando o padrão mínimo de qualidade”. A média nacional e das “não capitais” mantiveram-se no nível 3 ou “em condição regularmente satisfatória”.

Municípios de todas as regiões do País, incluindo as 27 capitais, apresentaram melhorias na maioria dos quesitos avaliados. Houve queda em monitoramento e manutenção do mesmo indicador do ano passado em aspectos culturais. As demais dimensões são: Infraesturura Geral, Acesso, Serviços e Equipamentos Turísticos, Atrativos Turísticos, Marketing e Promoção, Políticas Públicas, Cooperação Regional, Economia Local, Capacidade Empresarial, Aspectos Sociais, e Aspectos Ambientais.

O relatório 2009 é o segundo da série iniciada em 2007. Resulta da pesquisa de campo realizada pela FGV entre abril e outubro deste ano, quando os pesquisadores refizeram o caminho percorrido há dois anos. O primeiro levantamento foi divulgado no ano passado, com dados apurados no final de 2007 e início de 2008. O documento representa o marco zero para medição do índice da competitividade dos 65 destinos.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados