Secretários conhecem novos modelos para gestão pública
Foi apresentado hoje, em Brasília, durante o II Encontro Nacional de Secretários Executivos de Fóruns e Conselhos Estaduais de Turismo, as propostas para mudança na gestão de pessoas e recursos para atingir melhores níveis de desenvolvimento do turismo nos Estados brasileiros.
Foi apresentado hoje, em Brasília, durante o II Encontro Nacional de Secretários Executivos de Fóruns e Conselhos Estaduais de Turismo, as propostas para mudança na gestão de pessoas e recursos para atingir melhores níveis de desenvolvimento do turismo nos Estados brasileiros. O encontro, promovido pelo Ministério do Turismo (MTur) e o Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH), reuniu onze representantes de unidades federativas do País.
O modelo de administração compartilhada proposto é adotado pelo MTur desde sua criação, em 2003. Por meio da gestão descentralizada, Estados e municípios participam da elaboração das políticas nacionais de turismo e dos programas do ministério. O Salão do Turismo, por exemplo, é uma das iniciativas desenhadas com o apoio dos conselhos e fóruns de turismo.
Segundo o diretor de Planejamento e Avaliação do MTur, José Augusto Falcão, o evento de hoje faz parte dessa proposta: “O Brasil é um país muito grande. Acho que a gestão descentralizada não só tem contribuído, como é a única alternativa para nós efetivamente implementarmos uma política nacional de turismo. O PNT (Plano Nacional de Turismo) é o documento que estabelece as diretrizes gerais para a implementação da política, mas o detalhamento territorializado das ações do ministério se dá através dessas discussões, com as macrorregiões, as regiões e as instâncias de organização nos Estados”, falou.
Minas Gerais é um dos exemplos de sucesso na implementação do modelo de administração compartilhada. Jussara Rocha, secretária executiva do Conselho Estadual de Turismo de Minas Gerais e participante do encontro, conta que a mudança já trouxe resultados positivos. “Com a gestão descentralizada, aproximamo-nos mais de outros órgãos, como a Assembléia Legislativa, o que trouxe inúmeros benefícios para toda a cadeia do turismo no Estado”, disse.
O modelo de administração compartilhada proposto é adotado pelo MTur desde sua criação, em 2003. Por meio da gestão descentralizada, Estados e municípios participam da elaboração das políticas nacionais de turismo e dos programas do ministério. O Salão do Turismo, por exemplo, é uma das iniciativas desenhadas com o apoio dos conselhos e fóruns de turismo.
Segundo o diretor de Planejamento e Avaliação do MTur, José Augusto Falcão, o evento de hoje faz parte dessa proposta: “O Brasil é um país muito grande. Acho que a gestão descentralizada não só tem contribuído, como é a única alternativa para nós efetivamente implementarmos uma política nacional de turismo. O PNT (Plano Nacional de Turismo) é o documento que estabelece as diretrizes gerais para a implementação da política, mas o detalhamento territorializado das ações do ministério se dá através dessas discussões, com as macrorregiões, as regiões e as instâncias de organização nos Estados”, falou.
Minas Gerais é um dos exemplos de sucesso na implementação do modelo de administração compartilhada. Jussara Rocha, secretária executiva do Conselho Estadual de Turismo de Minas Gerais e participante do encontro, conta que a mudança já trouxe resultados positivos. “Com a gestão descentralizada, aproximamo-nos mais de outros órgãos, como a Assembléia Legislativa, o que trouxe inúmeros benefícios para toda a cadeia do turismo no Estado”, disse.