Trem de alta velocidade terá edital em setembro
O governo espera concluir a elaboração das condições contratuais e do edital para a construção do trem da alta velocidade (TAV), que ligará o Rio de Janeiro a São Paulo e a Campinas (SP) até o dia 15 de agosto.
O governo espera concluir a elaboração das condições contratuais e do edital para a construção do trem de alta velocidade (TAV), que ligará o Rio de Janeiro a São Paulo e a Campinas (SP) até o dia 15 de agosto. No processo, serão observados a melhor técnica e o melhor preço.
A publicação do edital de licitação está prevista para meados de setembro deste ano e, em dezembro, os licitantes deverão fazer as propostas. Um estudo sobre o projeto do chamado trem-bala, que deverá ficar pronto para a Copa do Mundo de Futebol, em 2014, está disponível no site TAV Brasil (www.tavbrasil.gov.br). A expectativa do governo é que a concessão seja contratada até meados do ano que vem e que a construção tenha início logo em seguida.
O custo estimado da obra é R$ 34,62 bilhões – cerca de 70% deverão ser gastos com as obras civis. As desapropriações serão conduzidas pelo governo federal, e não pelo consórcio vencedor. Nesse caso, o custo previsto é de R$ 3,9 bilhões. A aquisição dos sistemas e equipamentos representará R$ 3,409 bilhões e os trens, R$ 2,739 bilhões.
O valor atualmente estimado para a obra é diferente do que estava previsto no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC): US$ 11 bilhões (R$ 22 bilhões). Mas, segundo o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, “rigorosamente, não há uma diferença muito grande. No PAC, o valor lançado era de US$ 11 bilhões, e a obra civil ficará em torno de US$ 12 bilhões. A estimativa era preliminar.” Segundo Figueiredo, os novos números foram baseados em um projeto que observa inclusive os impactos socioambientais, o que “é diferente de uma estimativa para os cálculos”. As informações são da Agência Brasil.
A publicação do edital de licitação está prevista para meados de setembro deste ano e, em dezembro, os licitantes deverão fazer as propostas. Um estudo sobre o projeto do chamado trem-bala, que deverá ficar pronto para a Copa do Mundo de Futebol, em 2014, está disponível no site TAV Brasil (www.tavbrasil.gov.br). A expectativa do governo é que a concessão seja contratada até meados do ano que vem e que a construção tenha início logo em seguida.
O custo estimado da obra é R$ 34,62 bilhões – cerca de 70% deverão ser gastos com as obras civis. As desapropriações serão conduzidas pelo governo federal, e não pelo consórcio vencedor. Nesse caso, o custo previsto é de R$ 3,9 bilhões. A aquisição dos sistemas e equipamentos representará R$ 3,409 bilhões e os trens, R$ 2,739 bilhões.
O valor atualmente estimado para a obra é diferente do que estava previsto no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC): US$ 11 bilhões (R$ 22 bilhões). Mas, segundo o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, “rigorosamente, não há uma diferença muito grande. No PAC, o valor lançado era de US$ 11 bilhões, e a obra civil ficará em torno de US$ 12 bilhões. A estimativa era preliminar.” Segundo Figueiredo, os novos números foram baseados em um projeto que observa inclusive os impactos socioambientais, o que “é diferente de uma estimativa para os cálculos”. As informações são da Agência Brasil.